sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da FIFA demite-se

ÚLTIMA HORA

O suíço Joseph Blatter colocou esta terça-feira o cargo de presidente da FIFA à disposição, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e anunciou a marcação de um congresso extraordinário para eleição de um sucessor.

© Ruben Sprich / Reuters

Blatter admitiu, em conferência de imprensa, que, neste momento, sente falta de apoio para exercer o seu mandato. O Congresso Extraordinário deverá realizar-se entre dezembro deste ano e março de 2016.

O pedido de demissão do presidente da FIFA surge um dia depois de ter sido tornado publico que o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, fez transferências bancárias no valor de 10 milhões de dólares para contas de Jack Warner, que está ligado ao caso de corrupção do organismo que rege o futebol mundial, segundo avança o New York Times.

O jornal norte-americano revela que Valcke, braço direito do presidente da FIFA, fez essas transferências em 2008 e são parte importante no processo de corrupção que afeta o organismo que gere o futebol mundial.

Este suborno terá sido utilizado para ajudar a África do Sul a ganhar a organização do Mundial de 2010.

Blatter, de 79 anos, ocupava o cargo desde 1998 e já disse que não se recandidata.
  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.