sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da FIFA demite-se

ÚLTIMA HORA

O suíço Joseph Blatter colocou esta terça-feira o cargo de presidente da FIFA à disposição, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e anunciou a marcação de um congresso extraordinário para eleição de um sucessor.

© Ruben Sprich / Reuters

Blatter admitiu, em conferência de imprensa, que, neste momento, sente falta de apoio para exercer o seu mandato. O Congresso Extraordinário deverá realizar-se entre dezembro deste ano e março de 2016.

O pedido de demissão do presidente da FIFA surge um dia depois de ter sido tornado publico que o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, fez transferências bancárias no valor de 10 milhões de dólares para contas de Jack Warner, que está ligado ao caso de corrupção do organismo que rege o futebol mundial, segundo avança o New York Times.

O jornal norte-americano revela que Valcke, braço direito do presidente da FIFA, fez essas transferências em 2008 e são parte importante no processo de corrupção que afeta o organismo que gere o futebol mundial.

Este suborno terá sido utilizado para ajudar a África do Sul a ganhar a organização do Mundial de 2010.

Blatter, de 79 anos, ocupava o cargo desde 1998 e já disse que não se recandidata.
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.