sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da FIFA demite-se

ÚLTIMA HORA

O suíço Joseph Blatter colocou esta terça-feira o cargo de presidente da FIFA à disposição, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e anunciou a marcação de um congresso extraordinário para eleição de um sucessor.

© Ruben Sprich / Reuters

Blatter admitiu, em conferência de imprensa, que, neste momento, sente falta de apoio para exercer o seu mandato. O Congresso Extraordinário deverá realizar-se entre dezembro deste ano e março de 2016.

O pedido de demissão do presidente da FIFA surge um dia depois de ter sido tornado publico que o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, fez transferências bancárias no valor de 10 milhões de dólares para contas de Jack Warner, que está ligado ao caso de corrupção do organismo que rege o futebol mundial, segundo avança o New York Times.

O jornal norte-americano revela que Valcke, braço direito do presidente da FIFA, fez essas transferências em 2008 e são parte importante no processo de corrupção que afeta o organismo que gere o futebol mundial.

Este suborno terá sido utilizado para ajudar a África do Sul a ganhar a organização do Mundial de 2010.

Blatter, de 79 anos, ocupava o cargo desde 1998 e já disse que não se recandidata.
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.