sicnot

Perfil

Desporto

Documentário da BBC lança suspeitas de doping sobre vice-campeão olímpico

Alberto Salazar, antigo maratonista norte-americano e treinador responsável pelo ressurgimento do meio-fundo nos Estados Unidos, é acusado de ter encorajado o doping de Galen Rupp, atual vice-campeão olímpico dos 10 mil metros.

Salazar, de 56 anos, terá levado Rupp a dopar-se desde 2012, quando o atleta tinha apenas 16 anos, com medicação proibida à base de testosterona. (Arquivo)

Salazar, de 56 anos, terá levado Rupp a dopar-se desde 2012, quando o atleta tinha apenas 16 anos, com medicação proibida à base de testosterona. (Arquivo)

© USA Today Sports / Reuters

Segundo um documentário, hoje apresentado pelo Panorama BBC, Salazar, de 56 anos, terá levado Rupp a dopar-se desde 2012, quando o atleta tinha apenas 16 anos, com medicação proibida à base de testosterona.

Tanto Salazar como Rupp, que agora tem 29 anos e é o atual recordista nacional da dupla légua, desmentem o quadro avançado pela Panorama, que investigou o campo de treinos Nike de Portland, Oregon.

Steve Magness, que já foi adjunto de Salazar, disse ter ficado chocado quando viu documentos com os níveis de testosterona de Rupp, em 2011. Salazar defende-se da acusação e diz que se trata de uma referência errada ao suplemento permitido Testoboost.

O documentário apresenta vários outros atletas e técnicos que passaram pelo 'projeto Oregon', consensuais em referir que Salazar recorria ao uso de substâncias proibidas.

Quem sai incólume desta investigação da Panorama é Moh Farah, bicampeão olímpico em Londres2012. O inglês, que é o mais mediático dos atletas treinados por Salazar, reforça mesmo que nunca lhe foi sugerido qualquer substância proibida.

Não há registos de qualquer atleta do 'projeto Oregon' ter tido um resultado positivo, mas David Hownan, da Agência Mundial Antidopagem (AMA), mostrou-se preocupado com as notícias e defendeu a necessidade do caso ser analisado por uma entidade independente.
Lusa
  • Alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois do jogo entre o Estoril-Praia e FC Porto, a polémica prolonga-se com um cântico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota, que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões, esta quarta-feira.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.