sicnot

Perfil

Desporto

Documentário da BBC lança suspeitas de doping sobre vice-campeão olímpico

Alberto Salazar, antigo maratonista norte-americano e treinador responsável pelo ressurgimento do meio-fundo nos Estados Unidos, é acusado de ter encorajado o doping de Galen Rupp, atual vice-campeão olímpico dos 10 mil metros.

Salazar, de 56 anos, terá levado Rupp a dopar-se desde 2012, quando o atleta tinha apenas 16 anos, com medicação proibida à base de testosterona. (Arquivo)

Salazar, de 56 anos, terá levado Rupp a dopar-se desde 2012, quando o atleta tinha apenas 16 anos, com medicação proibida à base de testosterona. (Arquivo)

© USA Today Sports / Reuters

Segundo um documentário, hoje apresentado pelo Panorama BBC, Salazar, de 56 anos, terá levado Rupp a dopar-se desde 2012, quando o atleta tinha apenas 16 anos, com medicação proibida à base de testosterona.

Tanto Salazar como Rupp, que agora tem 29 anos e é o atual recordista nacional da dupla légua, desmentem o quadro avançado pela Panorama, que investigou o campo de treinos Nike de Portland, Oregon.

Steve Magness, que já foi adjunto de Salazar, disse ter ficado chocado quando viu documentos com os níveis de testosterona de Rupp, em 2011. Salazar defende-se da acusação e diz que se trata de uma referência errada ao suplemento permitido Testoboost.

O documentário apresenta vários outros atletas e técnicos que passaram pelo 'projeto Oregon', consensuais em referir que Salazar recorria ao uso de substâncias proibidas.

Quem sai incólume desta investigação da Panorama é Moh Farah, bicampeão olímpico em Londres2012. O inglês, que é o mais mediático dos atletas treinados por Salazar, reforça mesmo que nunca lhe foi sugerido qualquer substância proibida.

Não há registos de qualquer atleta do 'projeto Oregon' ter tido um resultado positivo, mas David Hownan, da Agência Mundial Antidopagem (AMA), mostrou-se preocupado com as notícias e defendeu a necessidade do caso ser analisado por uma entidade independente.
Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.