sicnot

Perfil

Desporto

Agente de Figo esclarece que foi ex-jogador que recusou jogo de veteranos

O agente de Luís Figo, Miguel Macedo, esclareceu esta quinta-feira que foi o ex-futebolista português que recusou participar, na sexta-feira, num jogo de veteranos integrado na final da Liga dos Campeões Europeus, em Berlim.

Matt Dunham / AP

"Um compromisso profissional impede que Figo participe neste jogo, facto que foi comunicado aos dirigentes da UEFA nos primeiros dias desta semana", explicou à Lusa Miguel Macedo, frisando: "A UEFA nunca retirou o convite".

Ainda de acordo com o agente do mais internacional 'AA' dos futebolistas lusos (127 jogos), "foi o próprio Figo que se recusou a participar", sendo que "a UEFA nunca foi contactada pelo Barcelona sobre este assunto".

Miguel Macedo esclareceu ainda que "em nenhum momento se falou da equipa onde Figo iria jogar" e que o candidato às últimas eleições da FIFA foi convidado a participar no jogo pela UEFA, "como tem sido habitual nos últimos anos".

"Devido a uma grande relação já existente, a UEFA convidou Luis Figo a participar num jogo em que irão participar vários veteranos da Juventus e do Barcelona, contra outros jogadores de todo o mundo", disse à Lusa Miguel Macedo.

Na quarta-feira, o Barcelona anunciou que Figo não iria representar os 'blaugrana' no amigável que irá juntar antigas 'estrelas' de Barcelona e Juventus.

Segundo anunciou o clube catalão no seu twitter oficial, o requerimento enviado à UEFA a pedir para que o antigo internacional português não voltasse a vestir de 'blaugrana' teria sido aceite.

Depois de cinco épocas ao serviço do Barcelona, Figo trocou a Catalunha pelo Real Madrid, em 2000, numa das transferências mais polémicas do futebol mundial, a troca de 65 milhões de euros.

Desde então, os adeptos catalães não mais esqueceram a 'traição' do antigo ídolo e 'capitão', ficando para sempre ligada ao português a alcunha de 'pesetero'.

O jogo das estrelas está agendado para as 17:30 de sexta-feira, em Berlim, um dia antes de o Barcelona defrontar a Juventus na final da Liga dos Campeões, no Estádio Olímpico da capital alemã.
Lusa
  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.