sicnot

Perfil

Desporto

Tóquio vai poupar 1,5 mil milhões nos Jogos Olímpicos de 2020

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) revelou hoje que o comité de organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 vai poupar cerca de 1,5 mil milhões de euros graças ao recurso a estruturas existentes.

© Pilar Olivares / Reuters

"Recorrendo, de maneira mais inteligente, às estruturas já existentes no espírito da Agenda 2020 e optando pelo mesmo recinto para acolher diferentes modalidades, o comité de organização indicou que vai economizar 700 milhões de dólares [aproximadamente 622 milhões de euros] extra. No total, a poupança será de 1,7 mil milhões de dólares [cerca de 1,5 mil milhões de euros]", detalhou Thomas Bach.

Numa reunião com a comissão executiva do COI, os responsáveis de Tóquio2020, chefiados pelo antigo primeiro ministro japonês Yoshiro Mori, fizeram hoje um ponto de situação sobre o avanço na 'construção' dos Jogos Olímpicos.

Questionado sobre a polémica entre o governador de Tóquio e o governo central japonês sobre o financiamento do estádio olímpico previsto para a competição, Thomas Bach mostrou-se confiante de que o Japão fará um esforço para solucionar esta questão rapidamente.

Já Yoshiro Mori falou das novas modalidades que podem entrar no programa dos Jogos Olímpicos na cidade japonesa, defendendo que deverão ser desportos que os jovens gostem. 

Na lista de hipóteses estão o basebol, muito popular no Japão, assim como a sua vertente feminina, o softball, assim como o karaté ou o surf.












Lusa
  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.