sicnot

Perfil

Desporto

Eleições no FC Barcelona marcadas para 18 de julho

A comissão de gestão do FC Barcelona, que dirige o clube desde a demissão na terça-feira da direção de Josep Maria Bartomeu, marcou as eleições para a presidência para 18 de julho. 

© Reuters Staff / Reuters

Ramón Adell, presidente da comissão de gestão, explicou que a data e o dia (um sábado e não um domingo como é habitual) foram escolhidos para "estimular a participação".

A votação decorrerá no Camp Nou, entre as 09:00 (08:00 em Lisboa) e as 21:00 (20:00 em Portugal continental). 

A direção do FC Barcelona demitiu-se na terça-feira para abrir caminho à realização de novas eleições destinadas a auscultar os sócios sobre "o que querem para o clube nos próximos seis anos".

A antecipação das eleições decidida pela atual direção - cujo mandato termina apenas em 2016 -- é vista como uma forma de Bartomeu responder aos seus críticos. 

Apesar da conquista do 'triplete' -- campeonato, taça e Liga dos Campeões -, o clube catalão tem sido palco de tensões, nomeadamente entre o treinador Luís Enrique e o avançado argentino Lionel Messi no início da época, bem como de casos judiciais envolvendo a transferência do brasileiro Neymar. 

Na corrida pela presidência do clube catalão pode entrar Joan Laporta, que já liderou o FC Barcelona entre 2003 e 2010.

Lusa
  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.