sicnot

Perfil

Desporto

Veleiro SCA vence etapa da Volvo Ocean Race e faz história

O veleiro sueco SCA tornou-se hoje na primeira embarcação com tripulação exclusivamente feminina a vencer uma etapa da Volvo Ocean Race (VOR), prova que hoje chegou a Lorient, França, depois de ter partido domingo de Lisboa.

TIAGO PETINGA/LUSA

O SCA, da 'skipper' britânica Samantha Davies, cruzou a linha de chegada às 03:11 de hoje, depois de ter percorrido 647 milhas náuticas entre Lisboa e Lorient.

Depois do veleiro sueco, que gastou três dias, treze horas e onze minutos para ligar Lisboa a Lorient, terminou o Abu Dhabi, líder da classificação e provável vencedor da 12.ª edição da VOR, que termina a 22 de junho em Gotemburgo.

Atrás do Abu Dhabi, dirigido pelo 'skipper' britânico Ian Walker, segue na classificação geral o Brunel, mas com uma distância pontual bastante difícil de recuperar.

A terceira posição é ocupada pelo barco chinês Dongfeng, último na tirada que hoje terminou em França, seguido do Mapfre e do Alvimédica, quarto e quinto da geral, respetivamente.

O SCA, que liderou sempre a oitava etapa da prova, mantém-se no sexto posto da classificação geral, apenas à frente do Vestas, que voltou à competição em Lisboa depois de ter falhado cinco etapas devido a um acidente da segunda tirada.

A frota terá agora uma curta paragem em França, de onde partirá segunda-feira para Gotemburgo, para a derradeira etapa, com uma paragem técnica em Haia, na Holanda.


Lusa
  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.