sicnot

Perfil

Desporto

EUA investiga pagamentos da Nike ao mundo do futebol no Brasil

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos investiga pagamentos realizados pela multinacional desportiva norte-americana Nike ao mundo do futebol no Brasil em 1996, noticia hoje o Wall Street Journal. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Lucy Nicholson / Reuters

Segundo o diário, a justiça brasileira está a investigar o acordo de patrocínio de dez anos de validade alcançado em 1996 entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Nike pelo valor de 160 milhões de dólares. 

Após a assinatura do acordo, a Nike pagou outros 40 milhões de dólares em "despesas de marketing" que não estavam contemplados no acordo inicial e que foram depositados numa conta bancária na Suíça em nome de uma empresa brasileira de patrocínio desportivo.

Embora o documento a que o Wall Street Journal teve acesso em nenhum momento identifique a empresa, referindo "uma multinacional desportiva norte-americana", o diário cita fontes próximas da investigação que confirmaram tratar-se da Nike.

A 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir, na sequência do escândalo.


Lusa
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.