sicnot

Perfil

Desporto

Norton de Matos apresentado como novo treinador do União da Madeira

Luís Norton de Matos foi esta segunda-feira apresentado como novo treinador do recém-promovido União da Madeira, apontando como primeiro objetivo manter o clube na I Liga portuguesa de futebol.

Norton de Matos

Norton de Matos

HOMEM DE GOUVEIA / Lusa

O treinador, de 61 anos, rubricou um contrato válido para a próxima temporada, tendo revelado ter ficado "orgulhoso com o convite", sublinhando que não hesitou em o aceitar "por ter a ambição de voltar a treinar na I Liga". 

Ciente dos objetivos para a próxima temporada, Norton de Matos afirmou que passam "pela manutenção, que será fundamental para o clube".

O projeto tem como linha de orientação, a aposta na formação e a "implantação de um modelo de trabalho e de jogo", conforme disse Norton de Matos. 

O técnico mostrou-se agradado com as condições do clube, que, como disse "não conhecia", mas que terão "qualidade para desenvolver um bom trabalho e corresponder a este desafio". 

Quanto ao plantel, o treinador afirmou que o clube "está a trabalhar para completar o lote de jogadores", ressalvando que "estão identificadas as posições chave" e que está "a trabalhar para as colmatar". 

A concluir, Norton de Matos referiu ter "a ilusão, a esperança e a fé que a época tenha um final feliz".

Norton de Matos orientou na temporada passada, até à 20.ª jornada, o Desportivo de Chaves. Começou a sua carreira de treinador no Atlético, em 1988/89. Seguiram-se Barreirense, Sporting de Espinho, Salgueiros, Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães. Trabalhou ainda em África, primeiro no Senegal, liderando o projeto de formação do Étoile Lusitana e depois como selecionador da Guiné-Bissau em 2010/2011. 

Em 2012/2013, regressou a Portugal para treinar o Benfica B tendo ainda experiência como diretor desportivo, cargo que exerceu no Sporting Clube de Portugal, nas temporadas de 1995-96 e 96-96.

A equipa técnica será composta por cinco elementos, sendo que Luís Norton de Matos contará com mais dois adjuntos, sendo um deles madeirense e que fará a ligação com a formação do clube, ainda não conhecidos, além do treinador de guarda-redes, Bruno Freitas e do preparador João Pedro. É já conhecido que a pré-temporada será efetuada no norte do país, tendo como base o Estádio do Leça. 

Na ocasião, o presidente da SAD do União da Madeira, Filipe Silva, considerou que "o projeto da I Liga foi alcançado mais cedo do que o esperado", sendo agora o grande objetivo "fazer uma época tranquila e estabilizar o clube na I Liga". 

"É desafiante e difícil, mas estamos preparados para o encarar", disse o dirigente, que também tem como objetivo "valorizar o jogador madeirense, embora não baste ser madeirense, tem que ter qualidade". 

Filipe Silva lançou ainda a novidade da criação de uma equipa B, que participará nas provas regionais, que permita dar sequência ao trabalho feito na formação.

O União da Madeira é a única equipa da I Liga que ainda não sabe em que estádio irá jogar. Filipe Silva assegura "não estar preocupado", apesar de ser pretensão do clube "jogar no Estádio dos Barreiros", mostrando-se tranquilo quanto a essa questão, "pois haverá uma solução". 

"Se não for nos Barreiros será noutro lado qualquer", disse Filipe Silva, que considera ser "um erro histórico" a passagem do Estádio dos Barreiros para propriedade do Marítimo, devendo a utilização do mesmo pelo União da Madeira ser apenas "o cumprimento do interesse público", que estará previsto no contrato, pois o "estádio é da região".
Lusa
  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas. Um estudo que será publicado na quinta-feira pela revista científica Nature faz uma revisão de dados recolhidos por investigações anteriores sobre os principais predadores marinhos e conclui que muitas estimativas sobre o grau de ameaça de muitas espécies, e, consequentemente, decisões sobre níveis sustentáveis de pesca assentam em dados incorretos.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC