sicnot

Perfil

Desporto

Blatter cancela viagem para Nova Zelândia e falha final do Mundial sub-20

Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, cancelou a viagem para a Nova Zelândia, onde iria assistir à final do Mundial de futebol de sub-20, devido a "compromissos em Zurique", anunciou hoje um porta-voz do organismo.

O Parlamento Europeu pediu à FIFA que substitua "imediatamente" Joseph Blatter (na imagem) na presidência do órgão dirigente do futebol mundial e que adote reformas para combater a corrupção "generalizada e sistemática". (Arquivo)

O Parlamento Europeu pediu à FIFA que substitua "imediatamente" Joseph Blatter (na imagem) na presidência do órgão dirigente do futebol mundial e que adote reformas para combater a corrupção "generalizada e sistemática". (Arquivo)

© Arnd Wiegmann / Reuters

"Em virtude de compromissos atuais em Zurique, o presidente da FIFA [Joseph Blatter] não poderá deslocar-se até à Nova Zelândia para assistir à final do Mundial de sub-20", disse um porta-voz da FIFA aos jornalistas em Wellington.

A FIFA foi atingida por um escândalo de corrupção que levou Joseph Blatter a apresentar a demissão.

O escândalo rebentou quando, a 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, apesar do escândalo, Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir.

O Comité Executivo da FIFA vai reunir-se extraordinariamente a 20 de julho em Zurique para agendar o próximo congresso eleitoral da organização, que deverá ter lugar entre dezembro de 2015 e março de 2016.

A final do Mundial de sub-20 está marcada para 20 de junho, em Auckland.

O título será discutido entre os vencedores das meias-finais Brasil--Senegal e Sérvia--Mali, que se disputam quarta-feira. 



  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.