sicnot

Perfil

Desporto

FIFA desiludida com fim da parceria com o Centro do Nobel da Paz

A FIFA manifestou-se hoje desiludida com o anúncio do Centro do Nobel da Paz do fim da parceria Aperto de Mão para a Paz, em consequência do escândalo de corrupção que atingiu o organismo que rege o futebol mundial.

© Mariana Bazo / Reuters

Em comunicado, a FIFA adianta que o presidente demissionário Joseph Blatter manteve hoje uma conversa telefónica com o diretor-executivo do Centro Nobel da Paz, Bente Erichsen, que disse "continuar a acreditar na iniciativa e a esperar que ela continue a ter lugar no futebol".

"A FIFA está relutante em aceitar esta iniciativa unilateral relativamente à parceira entre a comunidade do futebol e o Centro Nobel da Paz. Esta ação não incorpora o espírito de fair-play, na medida em que cria obstáculos à promoção de valores-chave da paz e antidescriminação", indica a nota.

O organismo internacional de futebol assinalou que a iniciativa Aperto de Mão para a Paz vai continuar a fazer parte do protocolo do Mundial de sub-20 e do Mundial feminino, que estão a decorrer na Nova Zelândia e no Canadá, respetivamente.

A 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir, na sequência do escândalo.











Lusa
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.