sicnot

Perfil

Desporto

FIFA desiludida com fim da parceria com o Centro do Nobel da Paz

A FIFA manifestou-se hoje desiludida com o anúncio do Centro do Nobel da Paz do fim da parceria Aperto de Mão para a Paz, em consequência do escândalo de corrupção que atingiu o organismo que rege o futebol mundial.

© Mariana Bazo / Reuters

Em comunicado, a FIFA adianta que o presidente demissionário Joseph Blatter manteve hoje uma conversa telefónica com o diretor-executivo do Centro Nobel da Paz, Bente Erichsen, que disse "continuar a acreditar na iniciativa e a esperar que ela continue a ter lugar no futebol".

"A FIFA está relutante em aceitar esta iniciativa unilateral relativamente à parceira entre a comunidade do futebol e o Centro Nobel da Paz. Esta ação não incorpora o espírito de fair-play, na medida em que cria obstáculos à promoção de valores-chave da paz e antidescriminação", indica a nota.

O organismo internacional de futebol assinalou que a iniciativa Aperto de Mão para a Paz vai continuar a fazer parte do protocolo do Mundial de sub-20 e do Mundial feminino, que estão a decorrer na Nova Zelândia e no Canadá, respetivamente.

A 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, Joseph Blatter foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir, na sequência do escândalo.











Lusa
  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.