sicnot

Perfil

Desporto

Teerão limita número de mulheres que pode assistir ao Irão-EUA em voleibol

Um número limitado de mulheres poderá assistir aos jogos da Liga Mundial de voleibol entre o Irão e os Estados Unidos, na sexta-feira em Teerão, anunciou hoje um responsável do ministério iraniano dos desportos.

Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério iraniano dos desportos,anunciou que um número limitado de mulheres pode assistir ao Irão-EUA em voleibol em Teerão

Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério iraniano dos desportos,anunciou que um número limitado de mulheres pode assistir ao Irão-EUA em voleibol em Teerão

Ebrahim Noroozi

"A autorização foi dada à Federação de Voleibol, para que possa preparar a presença de mulheres com bilhetes especiais, com prioridade para responsáveis executivos, membros da família do voleibol e adeptas da equipa visitante", salientou Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério.

O mesmo responsável alertou ainda que "quaisquer manifestações, a favor ou contra [a presença de mulheres] serão ilegais", em resposta à intenção por parte de grupos conservadores em manifestarem-se antes dos jogos.

A presença de mulheres em desportos masculinos é uma questão muito sensível na sociedade iraniana e que tem motivado várias discussões entre conservadores e reformadores.

O acesso a estádios está interdito a mulheres desde a revolução islâmica em 1979, oficialmente para as proteger dos adeptos masculinos, mas o presidente Hassan Rohani pretende atenuar a restrição em modalidades como o voleibol ou o basquetebol.


  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47