sicnot

Perfil

Desporto

Teerão limita número de mulheres que pode assistir ao Irão-EUA em voleibol

Um número limitado de mulheres poderá assistir aos jogos da Liga Mundial de voleibol entre o Irão e os Estados Unidos, na sexta-feira em Teerão, anunciou hoje um responsável do ministério iraniano dos desportos.

Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério iraniano dos desportos,anunciou que um número limitado de mulheres pode assistir ao Irão-EUA em voleibol em Teerão

Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério iraniano dos desportos,anunciou que um número limitado de mulheres pode assistir ao Irão-EUA em voleibol em Teerão

Ebrahim Noroozi

"A autorização foi dada à Federação de Voleibol, para que possa preparar a presença de mulheres com bilhetes especiais, com prioridade para responsáveis executivos, membros da família do voleibol e adeptas da equipa visitante", salientou Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério.

O mesmo responsável alertou ainda que "quaisquer manifestações, a favor ou contra [a presença de mulheres] serão ilegais", em resposta à intenção por parte de grupos conservadores em manifestarem-se antes dos jogos.

A presença de mulheres em desportos masculinos é uma questão muito sensível na sociedade iraniana e que tem motivado várias discussões entre conservadores e reformadores.

O acesso a estádios está interdito a mulheres desde a revolução islâmica em 1979, oficialmente para as proteger dos adeptos masculinos, mas o presidente Hassan Rohani pretende atenuar a restrição em modalidades como o voleibol ou o basquetebol.


  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.