sicnot

Perfil

Desporto

Teerão limita número de mulheres que pode assistir ao Irão-EUA em voleibol

Um número limitado de mulheres poderá assistir aos jogos da Liga Mundial de voleibol entre o Irão e os Estados Unidos, na sexta-feira em Teerão, anunciou hoje um responsável do ministério iraniano dos desportos.

Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério iraniano dos desportos,anunciou que um número limitado de mulheres pode assistir ao Irão-EUA em voleibol em Teerão

Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério iraniano dos desportos,anunciou que um número limitado de mulheres pode assistir ao Irão-EUA em voleibol em Teerão

Ebrahim Noroozi

"A autorização foi dada à Federação de Voleibol, para que possa preparar a presença de mulheres com bilhetes especiais, com prioridade para responsáveis executivos, membros da família do voleibol e adeptas da equipa visitante", salientou Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério.

O mesmo responsável alertou ainda que "quaisquer manifestações, a favor ou contra [a presença de mulheres] serão ilegais", em resposta à intenção por parte de grupos conservadores em manifestarem-se antes dos jogos.

A presença de mulheres em desportos masculinos é uma questão muito sensível na sociedade iraniana e que tem motivado várias discussões entre conservadores e reformadores.

O acesso a estádios está interdito a mulheres desde a revolução islâmica em 1979, oficialmente para as proteger dos adeptos masculinos, mas o presidente Hassan Rohani pretende atenuar a restrição em modalidades como o voleibol ou o basquetebol.


  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.