sicnot

Perfil

Desporto

Seleção de sub-21 estreia-se com Inglaterra

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 vai estrear-se hoje frente à Inglaterra na fase final do Campeonato da Europa da categoria, à qual chegou após 10 vitórias na qualificação.

Além da "vitória muito importante", Rui Jorge mostrou-se satisfeito pela exibição que considerou ser "de qualidade".

Além da "vitória muito importante", Rui Jorge mostrou-se satisfeito pela exibição que considerou ser "de qualidade".

Manuel Almeida

Sob o comando de Rui Jorge, a equipa das 'quinas' venceu destacadamente o Grupo 8 e superou depois a Holanda nos ''play-offs'', com triunfos por 2-0, em Alkmaar, e 5-4, em Paços de Ferreira, surgindo agora 'reforçada' na República Checa com o médio William Carvalho, que no ano passado esteve no Mundial2014.

O objetivo luso é a qualificação para os Jogos Olímpicos Rio2016, que pode ser conseguida com a chegada às meias-finais ou ser terceira no Grupo 2, desde que seja atrás da Inglaterra, e vencer o 'play-off' com o igual classificado do Grupo 1.

A seleção britânica é a primeira adversária de Portugal, no Estádio Miroslava Valenty, em Uherské Hradiste, a partir das 20:45 locais (19:45 em Lisboa), sob arbitragem do holandês Danny Makkelie, pouco depois de Itália e Suécia inaugurarem o grupo.

Depois da qualificação imaculada, a equipa das 'quinas' não venceu nenhum dos três jogos particulares disputados, tendo perdido em Inglaterra, por 3-1, em novembro último, e na República Checa, por 1-0, em março, e empatado 0-0 na receção à Dinamarca.

Neste regresso às fases finais do Europeu de sub-21, das quais esteve ausente desde 2007, Portugal tem como referências históricas o segundo lugar de 1994, com Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto, e o terceiro de 2004, com Danny, Bruno Alves e Bosingwa, que valeu a presença em Atenas2004.


Lusa

  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • Pyongyang acusa Washington de atirar "achas para a fogueira"
    1:47

    Mundo

    A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira exercícios militares conjuntos. As manobras militares procuram ensaiar respostas a uma hipotética invasão da Coreia do Norte. Pyongyang já reagiu e diz que Washington está a atirar "achas para a fogueira". 

  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • Morreu o rei da comédia
    2:08

    Cultura

    Um dos grandes nomes do humor norte-americano morreu ontem, aos 91 anos. Jerry Lewis era comediante, ator, argumentista, cantor e realizador. Considerado o rei da comédia, Lewis influenciou diferentes gerações de comediantes e foi defensor de várias causas humanitárias, entre as quais a distrofia muscular.

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.