sicnot

Perfil

Desporto

Seleção de sub-21 estreia-se com Inglaterra

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 vai estrear-se hoje frente à Inglaterra na fase final do Campeonato da Europa da categoria, à qual chegou após 10 vitórias na qualificação.

Além da "vitória muito importante", Rui Jorge mostrou-se satisfeito pela exibição que considerou ser "de qualidade".

Além da "vitória muito importante", Rui Jorge mostrou-se satisfeito pela exibição que considerou ser "de qualidade".

Manuel Almeida

Sob o comando de Rui Jorge, a equipa das 'quinas' venceu destacadamente o Grupo 8 e superou depois a Holanda nos ''play-offs'', com triunfos por 2-0, em Alkmaar, e 5-4, em Paços de Ferreira, surgindo agora 'reforçada' na República Checa com o médio William Carvalho, que no ano passado esteve no Mundial2014.

O objetivo luso é a qualificação para os Jogos Olímpicos Rio2016, que pode ser conseguida com a chegada às meias-finais ou ser terceira no Grupo 2, desde que seja atrás da Inglaterra, e vencer o 'play-off' com o igual classificado do Grupo 1.

A seleção britânica é a primeira adversária de Portugal, no Estádio Miroslava Valenty, em Uherské Hradiste, a partir das 20:45 locais (19:45 em Lisboa), sob arbitragem do holandês Danny Makkelie, pouco depois de Itália e Suécia inaugurarem o grupo.

Depois da qualificação imaculada, a equipa das 'quinas' não venceu nenhum dos três jogos particulares disputados, tendo perdido em Inglaterra, por 3-1, em novembro último, e na República Checa, por 1-0, em março, e empatado 0-0 na receção à Dinamarca.

Neste regresso às fases finais do Europeu de sub-21, das quais esteve ausente desde 2007, Portugal tem como referências históricas o segundo lugar de 1994, com Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto, e o terceiro de 2004, com Danny, Bruno Alves e Bosingwa, que valeu a presença em Atenas2004.


Lusa

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06

    País

    A SIC teve acesso a comunicações entre operacionais que estavam no terreno a combater os incêndios no distrito de Viseu. Nestes registos áudio, é percetível a falta de meios no terreno ou até mesmo estradas que não foram cortadas porque não havia elementos da GNR disponíveis.

  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47