sicnot

Perfil

Desporto

UE reforça cooperação contra "hooligans" a pensar no Euro2016 e 2020

Especialistas de sete estados-membros da União Europeia (UE), entre os quais Portugal, acordaram esta quinta-feira, em Haia, no reforço da cooperação para prevenir, investigar e julgar crimes cometidos por 'hooligans' em grandes eventos desportivos, nomeadamente em Europeus de futebol.

O Europeu2020 terá lugar em 13 cidades em todo o continente (Munique, Dublin, Londres, Glasgow, Baku, Copenhaga, Budapeste, São Petersburgo, Roma, Amesterdão, Bucareste, Bruxelas e Bilbao), pelo que o bom funcionamento da cooperação judiciária em matéria penal será mais importante do que nunca. (Arquivo)

O Europeu2020 terá lugar em 13 cidades em todo o continente (Munique, Dublin, Londres, Glasgow, Baku, Copenhaga, Budapeste, São Petersburgo, Roma, Amesterdão, Bucareste, Bruxelas e Bilbao), pelo que o bom funcionamento da cooperação judiciária em matéria penal será mais importante do que nunca. (Arquivo)

© Amr Dalsh / Reuters

O encontro, proposto pelo Eurojust e que incluiu ainda especialistas da Holanda, Suécia, Bélgica, Áustria, Reino Unido e França, teve como finalidade ajudar os estados-membros na organização do Campeonato da Europa em 2016 e 2020, e para desenvolver as melhores práticas sobre a forma de gerir os fãs de futebol que cometem crime além-fronteiras. 

O Europeu2020 terá lugar em 13 cidades em todo o continente (Munique, Dublin, Londres, Glasgow, Baku, Copenhaga, Budapeste, São Petersburgo, Roma, Amesterdão, Bucareste, Bruxelas e Bilbao), pelo que o bom funcionamento da cooperação judiciária em matéria penal será mais importante do que nunca.

A Eurojust é um organismo da União Europeia que ajuda investigadores e delegados dos ministérios públicos em toda a UE a trabalhar em conjunto na luta contra a criminalidade transfronteiras.

Os participantes discutiram os principais desafios judiciais no que respeita em trazer à justiça os que cometem delitos durante grandes torneios e que obriga à articulação entre os vários países de origem dos perpetradores onde o crime foi cometido.
Lusa
  • País

    A justiça Britânica voltou a adiar o cumprimento de um mandado de detenção internacional emitido por Portugal em nome de Garry Mann, o adepto inglês, condenado a 2 anos de prisão por distúrbios causados em Albufeira, durante o Euro 2004. Apesar do tribunal europeu dos direitos do homem ter dito que não havia forma de travar a extradição, uma instância superior em Londres decidiu conceder ao arguido mais uma audiência.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.