sicnot

Perfil

Desporto

TAS anula suspensão de quatro anos à esquiadora Vanessa Mae

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulou hoje a suspensão de quatro anos imposta pela Federação Internacional de Esqui (FIS) à tailandesa Vanessa Mae, por manipulação de resultados com o objetivo de participar nos Jogos Olímpicos de inverno.

Christophe Ena

O TAS acolheu favoravelmente o recurso de Mae, considerando que "não existiam provas suficientes" para uma condenação e anulando a suspensão de quatro anos imposta pela FIS, mas rejeitou um segundo recurso da tailandesa, confirmando que não poderia participar nos Jogos de Sochi2014.

A investigação conduzida pela FIS tinha concluído que as provas de qualificação, realizadas em Krvavec (Eslovénia), "foram manipuladas" com o propósito de permitir a Mae reunir os pontos necessários para se apurar para os Jogos Olímpicos de inverno.

A federação internacional sustentou que os resultados das quatro provas de qualificação de slalom gigante "não refletiram o verdadeiro desempenho dos atletas que nelas participaram, em especial no que se refere aos pontos atribuídos a Vanessa Mae".

Mae, de 35 anos, tornou-se a primeira esquiadora a representar a Tailândia nos Jogos Olímpicos de inverno, tendo terminado a prova de slalom gigante em Sochi no 67.º e último lugar.

Lusa
  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.