sicnot

Perfil

Desporto

TAS anula suspensão de quatro anos à esquiadora Vanessa Mae

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulou hoje a suspensão de quatro anos imposta pela Federação Internacional de Esqui (FIS) à tailandesa Vanessa Mae, por manipulação de resultados com o objetivo de participar nos Jogos Olímpicos de inverno.

Christophe Ena

O TAS acolheu favoravelmente o recurso de Mae, considerando que "não existiam provas suficientes" para uma condenação e anulando a suspensão de quatro anos imposta pela FIS, mas rejeitou um segundo recurso da tailandesa, confirmando que não poderia participar nos Jogos de Sochi2014.

A investigação conduzida pela FIS tinha concluído que as provas de qualificação, realizadas em Krvavec (Eslovénia), "foram manipuladas" com o propósito de permitir a Mae reunir os pontos necessários para se apurar para os Jogos Olímpicos de inverno.

A federação internacional sustentou que os resultados das quatro provas de qualificação de slalom gigante "não refletiram o verdadeiro desempenho dos atletas que nelas participaram, em especial no que se refere aos pontos atribuídos a Vanessa Mae".

Mae, de 35 anos, tornou-se a primeira esquiadora a representar a Tailândia nos Jogos Olímpicos de inverno, tendo terminado a prova de slalom gigante em Sochi no 67.º e último lugar.

Lusa
  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24