sicnot

Perfil

Desporto

Raquel Pereira e Gabriel Lopes em finais nos Jogos Europeus

A nadadora Raquel Pereira apurou-se hoje para a final dos 200 metros bruços dos I Jogos Europeus, com o oitavo registo nas meias-finais, que decorrem em Baku. Gabriel Lopes apurou-se hoje para a final dos 200 metros estilos.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Com 2.34,64 minutos,  Raquel Pereira baixou quase um segundo à marca das eliminatórias (2.35,51) e assim foi a última a entrar na final, que se realiza quinta-feira, às 14:18 (horas de Lisboa).

Raquel Pereira já tinha ficado na terça-feira muito perto das 'meias-finais dos 50 metros bruços, na altura com o registo de 33,52 segundos, que lhe valeu o 18.º lugar global, com a qualificação fixada em 32,98, o tempo da 16.ª.

A júnior vai competir ainda nos 100 metros bruços.

Raquel Pereira é apenas a segunda nadadora a qualificar-se para as finais nos Jogos de Baku, que são simultaneamente Europeus de juniores, depois de Gabriel Lopes já o ter conseguido nos 200 metros estilos, com recorde nacional do escalão.

Gabriel Lopes na final dos 200 metros estilos

Gabriel Lopes apurou-se hoje para a final dos 200 metros estilos nos I Jogos Europeus, a primeira prova de medalhas que a natação portuguesa consegue em Baku.  

O júnior chega à prova final com o sétimo tempo, 2.03,43 minutos, ainda assim abaixo dos 2.02,72 que nas eliminatórias da manhã lhe valeu o segundo melhor registo, bem como novo recorde nacional no escalão. 

A final disputa-se quinta-feira, às 14:45 (horas de Lisboa).

Na terça-feira, Gabriel Lopes já tinha sido o único português a seguir para as meias-finais, nos 100 metros costas, também com um novo recorde nacional do escalão.

Oito medalhas para Portugal 

Portugal soma oito medalhas nos I Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo). 

A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.

Lusa

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.