sicnot

Perfil

Desporto

Raquel Pereira e Gabriel Lopes em finais nos Jogos Europeus

A nadadora Raquel Pereira apurou-se hoje para a final dos 200 metros bruços dos I Jogos Europeus, com o oitavo registo nas meias-finais, que decorrem em Baku. Gabriel Lopes apurou-se hoje para a final dos 200 metros estilos.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Com 2.34,64 minutos,  Raquel Pereira baixou quase um segundo à marca das eliminatórias (2.35,51) e assim foi a última a entrar na final, que se realiza quinta-feira, às 14:18 (horas de Lisboa).

Raquel Pereira já tinha ficado na terça-feira muito perto das 'meias-finais dos 50 metros bruços, na altura com o registo de 33,52 segundos, que lhe valeu o 18.º lugar global, com a qualificação fixada em 32,98, o tempo da 16.ª.

A júnior vai competir ainda nos 100 metros bruços.

Raquel Pereira é apenas a segunda nadadora a qualificar-se para as finais nos Jogos de Baku, que são simultaneamente Europeus de juniores, depois de Gabriel Lopes já o ter conseguido nos 200 metros estilos, com recorde nacional do escalão.

Gabriel Lopes na final dos 200 metros estilos

Gabriel Lopes apurou-se hoje para a final dos 200 metros estilos nos I Jogos Europeus, a primeira prova de medalhas que a natação portuguesa consegue em Baku.  

O júnior chega à prova final com o sétimo tempo, 2.03,43 minutos, ainda assim abaixo dos 2.02,72 que nas eliminatórias da manhã lhe valeu o segundo melhor registo, bem como novo recorde nacional no escalão. 

A final disputa-se quinta-feira, às 14:45 (horas de Lisboa).

Na terça-feira, Gabriel Lopes já tinha sido o único português a seguir para as meias-finais, nos 100 metros costas, também com um novo recorde nacional do escalão.

Oito medalhas para Portugal 

Portugal soma oito medalhas nos I Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo). 

A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.