sicnot

Perfil

Desporto

Paraguai nas "meias" da Copa América ao bater Brasil nos penáltis

O Paraguai causou uma das principais surpresas da presente edição da Copa América em futebol, ao eliminar este sábado o Brasil nos quartos de final, em jogo decidido nas grandes penalidades.

© Andres Stapff / Reuters

Numa prova em que os encontros da fase a eliminar que terminam empatados são decididos logo nas grandes penalidades, o Paraguai, em devantagem desde os 15 minutos, golo de Robinho, conseguiu ainda igualar a contenda, com uma grande penalidade convertida por Derlis Gonzalez, aos 72, e levar a paertida para a decisão nos penáltis, onde foi mais eficaz do que os 'canarinhos'.

Órfãos de Neymar, que se encontra a cumprir uma suspensão de quatro jogos devido a ter sido expulso no final do encontro com a Colômbia, ainda da primeira fase da prova, os brasileiros entraram melhor no encontro emercê dessa superioridade, chegaram à vantagem aos 15 minutos, através do tento de Robinho.

Em vantagem, o Brasil optou por ir trocando a bola e não correu em busca de um outro golo que lhe conferisse maior tranquilidade, até porque, do outro lado, o Paraguai também pouco foi fazendo em busca da igualdade.

A toada 'morna' manteve-se no arranque da segunda parte, mas, aos poucos, a equipa paraguaia foi subindo e, mercê das alterações promovidas pelo seu técnico, foi surgindo com maior perigo junto da área brasileira.

Em cima dos 72 minutos, num lance fortuito, Thiago Silva jogou a bola com a mão na sua área, tendo o árbitro uruguaio Andrés Cunha marcado a respetiva grande penalidade, que Derlis Gonzalez, que chegou a atuar no Benfica B, aproveitou para converter e restabelecer a igualdade.

Até final do encontro, as duas equipas ainda tentaram surpreender o adversário, mas foi sem surpresa que se chegou à decisão por grandes penalidades, momento em que os uruguaios, que apenas falharam por roque Santa Cruz, foram mais eficazes, num Brasil que viu Éverton Ribeiro e Douglas Costa falharem os respetivos pontpés.

Nas meias-finais, o Paraguai vai medir forças com a Argentina, na terça-feira, enquanto a outra partida coloca frente a frente Chile e Peru, na segunda-feira.


Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".