sicnot

Perfil

Desporto

Paraguai nas "meias" da Copa América ao bater Brasil nos penáltis

O Paraguai causou uma das principais surpresas da presente edição da Copa América em futebol, ao eliminar este sábado o Brasil nos quartos de final, em jogo decidido nas grandes penalidades.

© Andres Stapff / Reuters

Numa prova em que os encontros da fase a eliminar que terminam empatados são decididos logo nas grandes penalidades, o Paraguai, em devantagem desde os 15 minutos, golo de Robinho, conseguiu ainda igualar a contenda, com uma grande penalidade convertida por Derlis Gonzalez, aos 72, e levar a paertida para a decisão nos penáltis, onde foi mais eficaz do que os 'canarinhos'.

Órfãos de Neymar, que se encontra a cumprir uma suspensão de quatro jogos devido a ter sido expulso no final do encontro com a Colômbia, ainda da primeira fase da prova, os brasileiros entraram melhor no encontro emercê dessa superioridade, chegaram à vantagem aos 15 minutos, através do tento de Robinho.

Em vantagem, o Brasil optou por ir trocando a bola e não correu em busca de um outro golo que lhe conferisse maior tranquilidade, até porque, do outro lado, o Paraguai também pouco foi fazendo em busca da igualdade.

A toada 'morna' manteve-se no arranque da segunda parte, mas, aos poucos, a equipa paraguaia foi subindo e, mercê das alterações promovidas pelo seu técnico, foi surgindo com maior perigo junto da área brasileira.

Em cima dos 72 minutos, num lance fortuito, Thiago Silva jogou a bola com a mão na sua área, tendo o árbitro uruguaio Andrés Cunha marcado a respetiva grande penalidade, que Derlis Gonzalez, que chegou a atuar no Benfica B, aproveitou para converter e restabelecer a igualdade.

Até final do encontro, as duas equipas ainda tentaram surpreender o adversário, mas foi sem surpresa que se chegou à decisão por grandes penalidades, momento em que os uruguaios, que apenas falharam por roque Santa Cruz, foram mais eficazes, num Brasil que viu Éverton Ribeiro e Douglas Costa falharem os respetivos pontpés.

Nas meias-finais, o Paraguai vai medir forças com a Argentina, na terça-feira, enquanto a outra partida coloca frente a frente Chile e Peru, na segunda-feira.


Lusa
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15