sicnot

Perfil

Desporto

Paraguai nas "meias" da Copa América ao bater Brasil nos penáltis

O Paraguai causou uma das principais surpresas da presente edição da Copa América em futebol, ao eliminar este sábado o Brasil nos quartos de final, em jogo decidido nas grandes penalidades.

© Andres Stapff / Reuters

Numa prova em que os encontros da fase a eliminar que terminam empatados são decididos logo nas grandes penalidades, o Paraguai, em devantagem desde os 15 minutos, golo de Robinho, conseguiu ainda igualar a contenda, com uma grande penalidade convertida por Derlis Gonzalez, aos 72, e levar a paertida para a decisão nos penáltis, onde foi mais eficaz do que os 'canarinhos'.

Órfãos de Neymar, que se encontra a cumprir uma suspensão de quatro jogos devido a ter sido expulso no final do encontro com a Colômbia, ainda da primeira fase da prova, os brasileiros entraram melhor no encontro emercê dessa superioridade, chegaram à vantagem aos 15 minutos, através do tento de Robinho.

Em vantagem, o Brasil optou por ir trocando a bola e não correu em busca de um outro golo que lhe conferisse maior tranquilidade, até porque, do outro lado, o Paraguai também pouco foi fazendo em busca da igualdade.

A toada 'morna' manteve-se no arranque da segunda parte, mas, aos poucos, a equipa paraguaia foi subindo e, mercê das alterações promovidas pelo seu técnico, foi surgindo com maior perigo junto da área brasileira.

Em cima dos 72 minutos, num lance fortuito, Thiago Silva jogou a bola com a mão na sua área, tendo o árbitro uruguaio Andrés Cunha marcado a respetiva grande penalidade, que Derlis Gonzalez, que chegou a atuar no Benfica B, aproveitou para converter e restabelecer a igualdade.

Até final do encontro, as duas equipas ainda tentaram surpreender o adversário, mas foi sem surpresa que se chegou à decisão por grandes penalidades, momento em que os uruguaios, que apenas falharam por roque Santa Cruz, foram mais eficazes, num Brasil que viu Éverton Ribeiro e Douglas Costa falharem os respetivos pontpés.

Nas meias-finais, o Paraguai vai medir forças com a Argentina, na terça-feira, enquanto a outra partida coloca frente a frente Chile e Peru, na segunda-feira.


Lusa
  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.