sicnot

Perfil

Desporto

Paraguai nas "meias" da Copa América ao bater Brasil nos penáltis

O Paraguai causou uma das principais surpresas da presente edição da Copa América em futebol, ao eliminar este sábado o Brasil nos quartos de final, em jogo decidido nas grandes penalidades.

© Andres Stapff / Reuters

Numa prova em que os encontros da fase a eliminar que terminam empatados são decididos logo nas grandes penalidades, o Paraguai, em devantagem desde os 15 minutos, golo de Robinho, conseguiu ainda igualar a contenda, com uma grande penalidade convertida por Derlis Gonzalez, aos 72, e levar a paertida para a decisão nos penáltis, onde foi mais eficaz do que os 'canarinhos'.

Órfãos de Neymar, que se encontra a cumprir uma suspensão de quatro jogos devido a ter sido expulso no final do encontro com a Colômbia, ainda da primeira fase da prova, os brasileiros entraram melhor no encontro emercê dessa superioridade, chegaram à vantagem aos 15 minutos, através do tento de Robinho.

Em vantagem, o Brasil optou por ir trocando a bola e não correu em busca de um outro golo que lhe conferisse maior tranquilidade, até porque, do outro lado, o Paraguai também pouco foi fazendo em busca da igualdade.

A toada 'morna' manteve-se no arranque da segunda parte, mas, aos poucos, a equipa paraguaia foi subindo e, mercê das alterações promovidas pelo seu técnico, foi surgindo com maior perigo junto da área brasileira.

Em cima dos 72 minutos, num lance fortuito, Thiago Silva jogou a bola com a mão na sua área, tendo o árbitro uruguaio Andrés Cunha marcado a respetiva grande penalidade, que Derlis Gonzalez, que chegou a atuar no Benfica B, aproveitou para converter e restabelecer a igualdade.

Até final do encontro, as duas equipas ainda tentaram surpreender o adversário, mas foi sem surpresa que se chegou à decisão por grandes penalidades, momento em que os uruguaios, que apenas falharam por roque Santa Cruz, foram mais eficazes, num Brasil que viu Éverton Ribeiro e Douglas Costa falharem os respetivos pontpés.

Nas meias-finais, o Paraguai vai medir forças com a Argentina, na terça-feira, enquanto a outra partida coloca frente a frente Chile e Peru, na segunda-feira.


Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.