sicnot

Perfil

Desporto

Portugal está a uma vitória do primeiro título Europeu sub-21

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 precisa de vencer hoje a Suécia, na final de Praga, na República Checa, para conquistar pela primeira vez na sua história o Europeu da categoria.

© Reuters Staff / Reuters

Finalista vencido em 1994, com a 'geração de ouro', por culpa de um 'golo de ouro' do italiano Pierluigi Orlandini, Portugal volta, 21 anos depois, à final, para defrontar um conjunto que também esteve num jogo decisivo, há 23 anos.

Curiosamente, a Suécia também perdeu a final com a Itália, a última disputada a duas mãos, em 1992: ganhou em casa por 1-0 e, depois, perdeu em solo transalpino por 2-0.

As duas formações têm nova possibilidade, na final da 20.ª edição da prova, depois de terem empate a um golo na terceira e última jornada da fase de grupos, resultado que, curiosamente, afastou da prova a 'squadra azzurra'.

A formação comandada por Rui Jorge marcou primeiro, já aos 82 minutos, por Gonçalo Paciência, mas os escandinavos, que perdendo seriam eliminados, ainda conseguiram restabelecer a igualdade, aos 89, por intermédio de Simon Tibbling.

Portugal chega à final invicto, com 12 vitórias e dois empates e um saldo positivo de 25 golos (36 marcados e 11 sofridos), incluindo uma fase de qualificação 100 por cento vitoriosa (10 triunfos, em 10 jogos).

Além disso, a seleção lusa tem ainda a moralização adicional de ter goleado a Alemanha por 'impensáveis' 5-0 nas meias-finais.

Por seu lado, os suecos perderam por três vezes no percurso até à final de Praga, todas na qualificação, duas na fase de grupos, na Polónia (1-2) e na Grécia (1-5), e outra na primeira mão do 'play-off' de apuramento (0-2 em França).

Os suecos lograram, porém, arredar sensacionalmente os gauleses (4-1 em casa) e, na fase final, também já surpreenderam, nomeadamente ao baterem a Itália por 2-1, na fase de grupos, e a Dinamarca por 4-1, nas meias-finais.

Para a final, não se esperam alterações no 'onze' luso, que deverá começar com Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Tiago Ilori e Raphael Guerreiro, à frente de José Sá, um meio campo com William Carvalho, Sérgio Oliveira, João Mário e Bernardo Silva e dois avançados móveis (Ricardo Pereira e Ivan Cavaleiro).

O encontro está marcado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Eden, em Praga, com arbitragem do polaco Szymon Marciniak.

 

PFO // NFO

Lusa/Fim

 

NewsSubjects:- Desporto - Futebol - campeonato continental nível 2 

20150630T061500

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • O momento em que Trump quis ser um camionista

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

  • FBI investiga possível campanha de espiões russos contra Hillary
    0:57

    Mundo

    A suspeita de ligação entre a equipa de Donald Trump e operacionais russos está a aumentar. A CNN diz que a equipa do Presidente do Estados Unidos da América se coordenou com os russos para atingir Hillary Clinton. O FBI está a investigar registos telefónicos, de viagens, relatórios e transações para offshores.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • O edifício mais longo do mundo

    Mundo

    Se pensa que já viu tudo em relação aos edifícios mais longos e complexos do mundo, pense duas vezes. O edifício mais longo do mundo pode estar prestes a chegar e promete fazer de Nova Iorque uma cidade ainda mais atrativa.