sicnot

Perfil

Desporto

Portugal está a uma vitória do primeiro título Europeu sub-21

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 precisa de vencer hoje a Suécia, na final de Praga, na República Checa, para conquistar pela primeira vez na sua história o Europeu da categoria.

© Reuters Staff / Reuters

Finalista vencido em 1994, com a 'geração de ouro', por culpa de um 'golo de ouro' do italiano Pierluigi Orlandini, Portugal volta, 21 anos depois, à final, para defrontar um conjunto que também esteve num jogo decisivo, há 23 anos.

Curiosamente, a Suécia também perdeu a final com a Itália, a última disputada a duas mãos, em 1992: ganhou em casa por 1-0 e, depois, perdeu em solo transalpino por 2-0.

As duas formações têm nova possibilidade, na final da 20.ª edição da prova, depois de terem empate a um golo na terceira e última jornada da fase de grupos, resultado que, curiosamente, afastou da prova a 'squadra azzurra'.

A formação comandada por Rui Jorge marcou primeiro, já aos 82 minutos, por Gonçalo Paciência, mas os escandinavos, que perdendo seriam eliminados, ainda conseguiram restabelecer a igualdade, aos 89, por intermédio de Simon Tibbling.

Portugal chega à final invicto, com 12 vitórias e dois empates e um saldo positivo de 25 golos (36 marcados e 11 sofridos), incluindo uma fase de qualificação 100 por cento vitoriosa (10 triunfos, em 10 jogos).

Além disso, a seleção lusa tem ainda a moralização adicional de ter goleado a Alemanha por 'impensáveis' 5-0 nas meias-finais.

Por seu lado, os suecos perderam por três vezes no percurso até à final de Praga, todas na qualificação, duas na fase de grupos, na Polónia (1-2) e na Grécia (1-5), e outra na primeira mão do 'play-off' de apuramento (0-2 em França).

Os suecos lograram, porém, arredar sensacionalmente os gauleses (4-1 em casa) e, na fase final, também já surpreenderam, nomeadamente ao baterem a Itália por 2-1, na fase de grupos, e a Dinamarca por 4-1, nas meias-finais.

Para a final, não se esperam alterações no 'onze' luso, que deverá começar com Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Tiago Ilori e Raphael Guerreiro, à frente de José Sá, um meio campo com William Carvalho, Sérgio Oliveira, João Mário e Bernardo Silva e dois avançados móveis (Ricardo Pereira e Ivan Cavaleiro).

O encontro está marcado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Eden, em Praga, com arbitragem do polaco Szymon Marciniak.

 

PFO // NFO

Lusa/Fim

 

NewsSubjects:- Desporto - Futebol - campeonato continental nível 2 

20150630T061500

  • Habitantes de Almeida barricaram-se durante seis horas em agência da CGD
    2:31

    País

    Perto de 100 pessoas estiveram esta quarta-feira barricadas na agência da Caixa Geral de Depósitos em Almeida, distrito da Guarda. O protesto contra o encerramento da agência só terminou quase seis horas depois, com a garantia que os autarcas serão recebidos na próxima terça-feira pela Administração do banco público. 

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Trump volta a apelar ao fim do programa nuclear de Pyongyang
    1:43

    Mundo

    Donald Trump voltou a apelar à Coreia do Norte para que abandone o programa nuclear e opte pela via do diálogo. O Presidente dos Estados Unidos chamou à Casa Branca, para uma reunião extraordinária, todos os senadores norte-americanos para serem informados sobre a atual crise com a Coreia do Norte.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Papa apelou à revolução da ternura
    0:52
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • Diário de John F. Kennedy vendido por 660 mil euros

    Mundo

    Um diário escrito por John F. Kennedy quando jovem, durante uma curta passagem pelo jornalismo, depois da II Guerra Mundial, foi vendido por mais de 700 mil dólares (642 mil euros), informou esta quarta-feira uma casa de leilões.