sicnot

Perfil

Desporto

Wimbledon pode acionar "cláusula" para combater o calor

O torneio de Wimbledon, conhecido pelas interrupções causadas pela chuva, pode recorrer na quarta-feira, pela primeira vez na sua história, a um plano de emergência para enfrentar a vaga de calor que se faz sentir em Londres.

© Stefan Wermuth / Reuters

De acordo com o juiz-árbitro do 'Grand Slam' britânico, Andrew Jarrett, citado em comunicado, a 'cláusula do calor', que permite uma pausa de dez minutos entre os segundo e terceiro 'sets' dos encontros do quadro feminino, pode ser usada na quarta-feira, caso a temperatura sentida no 'court' atinja os 30,1º. 

De fora ficam os encontros do quadro masculino, disputados à melhor de cinco 'sets'.

Hoje, as temperaturas no All England Club rondaram os 30º, mas na quarta-feira deverão chegar aos 35º, o que já levou a organização a lançar um alerta de calor para os espetadores. 

A temperatura mais alta registada nos 'courts' de relva londrinos data de 1976, quando os termómetros marcaram 34º e a média diária foi de 30,8º. Apenas cinco edições de Wimbledon foram poupadas pela chuva, a última das quais em 1993.

Apesar do calor, a organização do terceiro 'Grand Slam' da temporada rejeita fechar o teto amovível do 'court' central, alegando que desvirtua a identidade do torneio como competição 'outdoor'.

 

AMG // VR

Lusa/fim

 

NewsSubjects:- Desporto - Ténis 

20150630T162510

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.