sicnot

Perfil

Desporto

Governo da Catalunha considera "extremamente grave" inquérito da UEFA ao FC Barcelona

A vice-presidente e porta-voz do governo da Catalunha, Neus Munté, considerou hoje "extremamente grave" o processo levantado pela UEFA ao FC Barcelona, pelas manifestações independentistas na final da Liga dos Campeões de futebol, em Berlim.

reuters

"É extremamente grave, porque estamos a falar de liberdade de expressão que deve reger todas as manifestações", disse Neus Munté, referindo que os símbolos e cânticos "não são ilegais ou proibidos" e "são manifestações sem qualquer tom violento".

Neus Munté acrescentou que a presença maciça de 'estelades' (bandeiras da independência) em campos de futebol, concertos e outras atividades públicas são encarados com normalidade na Catalunha e faz parte da liberdade de expressão das pessoas.

A vice-presidente do governo da Catalunha considera que, com a abertura do processo de inquérito ao FC Barcelona, a UEFA está a colocar em causa o direito à liberdade de expressão.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.