sicnot

Perfil

Desporto

Raparigas vão poder jogar em equipas de futebol e futsal juvenis masculinas

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu alargar ao escalão de juvenis a possibilidade de raparigas integrarem equipas masculinas de futebol e futsal, confirmou esta quinta-feira à Lusa fonte oficial do organismo.

Em Portugal, dos 132.801 jogadores federados, apenas 2138 são do sexo feminino. (Arquivo)

Em Portugal, dos 132.801 jogadores federados, apenas 2138 são do sexo feminino. (Arquivo)

© USA Today Sports / Reuters

A hipótese de formar equipas mistas, que já ocorria nos escalões mais jovens (benjamins, infantis e iniciados), vai ser alargada na época 2015/16 aos juvenis, ou seja sub-17, como forma de "dar continuidade à prática da modalidade por parte de jogadoras que não têm equipas de futebol feminino na sua região" e que já disputam competições federadas.

Além disso, e ainda de acordo com a mesma fonte, a presença feminina nestas equipas vai servir para a "melhoria das competências técnicas e físicas de atletas identificadas como 'talentos' que evoluem numa competição mista, com maior exigência competitiva". 

Em Portugal, dos 132.801 jogadores federados, apenas 2138 são do sexo feminino.

Lusa

  • Ouriense é a primeira equipa feminina portuguesa na Liga dos Campeões
    9:27

    Desporto

    O feito do Ouriense é inédito no futebol feminino português. A equipa conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões. O encontro da primeira mão dos dezasseis avos da final foi na passada quarta feira. O Ouriense perdeu por três bolas a zero, mas ainda volta a enfrentar o Fortuna, na Dinamarca. É certo que a equipa portuguesa terá de ganhar por quatro bolas a zero para passar à próxima eliminatória mas também é garantido que, apesar das diferenças entre as duas equipas, ao Ouriense não falta força de vontade.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.