sicnot

Perfil

Desporto

Raparigas vão poder jogar em equipas de futebol e futsal juvenis masculinas

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu alargar ao escalão de juvenis a possibilidade de raparigas integrarem equipas masculinas de futebol e futsal, confirmou esta quinta-feira à Lusa fonte oficial do organismo.

Em Portugal, dos 132.801 jogadores federados, apenas 2138 são do sexo feminino. (Arquivo)

Em Portugal, dos 132.801 jogadores federados, apenas 2138 são do sexo feminino. (Arquivo)

© USA Today Sports / Reuters

A hipótese de formar equipas mistas, que já ocorria nos escalões mais jovens (benjamins, infantis e iniciados), vai ser alargada na época 2015/16 aos juvenis, ou seja sub-17, como forma de "dar continuidade à prática da modalidade por parte de jogadoras que não têm equipas de futebol feminino na sua região" e que já disputam competições federadas.

Além disso, e ainda de acordo com a mesma fonte, a presença feminina nestas equipas vai servir para a "melhoria das competências técnicas e físicas de atletas identificadas como 'talentos' que evoluem numa competição mista, com maior exigência competitiva". 

Em Portugal, dos 132.801 jogadores federados, apenas 2138 são do sexo feminino.

Lusa

  • Ouriense é a primeira equipa feminina portuguesa na Liga dos Campeões
    9:27

    Desporto

    O feito do Ouriense é inédito no futebol feminino português. A equipa conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões. O encontro da primeira mão dos dezasseis avos da final foi na passada quarta feira. O Ouriense perdeu por três bolas a zero, mas ainda volta a enfrentar o Fortuna, na Dinamarca. É certo que a equipa portuguesa terá de ganhar por quatro bolas a zero para passar à próxima eliminatória mas também é garantido que, apesar das diferenças entre as duas equipas, ao Ouriense não falta força de vontade.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.