sicnot

Perfil

Desporto

Raparigas vão poder jogar em equipas de futebol e futsal juvenis masculinas

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu alargar ao escalão de juvenis a possibilidade de raparigas integrarem equipas masculinas de futebol e futsal, confirmou esta quinta-feira à Lusa fonte oficial do organismo.

Em Portugal, dos 132.801 jogadores federados, apenas 2138 são do sexo feminino. (Arquivo)

Em Portugal, dos 132.801 jogadores federados, apenas 2138 são do sexo feminino. (Arquivo)

© USA Today Sports / Reuters

A hipótese de formar equipas mistas, que já ocorria nos escalões mais jovens (benjamins, infantis e iniciados), vai ser alargada na época 2015/16 aos juvenis, ou seja sub-17, como forma de "dar continuidade à prática da modalidade por parte de jogadoras que não têm equipas de futebol feminino na sua região" e que já disputam competições federadas.

Além disso, e ainda de acordo com a mesma fonte, a presença feminina nestas equipas vai servir para a "melhoria das competências técnicas e físicas de atletas identificadas como 'talentos' que evoluem numa competição mista, com maior exigência competitiva". 

Em Portugal, dos 132.801 jogadores federados, apenas 2138 são do sexo feminino.

Lusa

  • Ouriense é a primeira equipa feminina portuguesa na Liga dos Campeões
    9:27

    Desporto

    O feito do Ouriense é inédito no futebol feminino português. A equipa conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões. O encontro da primeira mão dos dezasseis avos da final foi na passada quarta feira. O Ouriense perdeu por três bolas a zero, mas ainda volta a enfrentar o Fortuna, na Dinamarca. É certo que a equipa portuguesa terá de ganhar por quatro bolas a zero para passar à próxima eliminatória mas também é garantido que, apesar das diferenças entre as duas equipas, ao Ouriense não falta força de vontade.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14

    Crise Migratória na Europa

    Mais de 160 pessoas foram resgatadas de uma embarcação de borracha que estava à deriva junto à zona costeira da Líbia. As imagens do resgate são de aflição, lágrimas e gritos. "Estou grávida! Estou a morrer!", disse uma das mulheres que conseguiu salvar-se. Foram ainda encontrados 13 cadáveres no fundo do barco, entre eles mães e mulheres grávidas. As imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis.

  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.