sicnot

Perfil

Desporto

Presidente do Dínamo Zagreb detido por suspeita de fraude

O presidente do Dínamo Zagreb, Zdravko Mamic, e o seu irmão Zoran, treinador do clube, foram hoje detidos pela polícia, devido ao alegado envolvimento numa fraude fiscal de milhões de euros, anunciaram hoje os campeões croatas de futebol.

Igor Kralj

Os dois foram detidos pelas autoridades na fronteira, quando regressavam de um estágio da equipa na Eslovénia.

"Depois de terem sido informados pelos seus advogados de que a procuradoria tinha requerido a sua detenção durante o processo, Zdravko e Zoran Mamic decidiram, em prol da tranquilidade no clube, voltar à Croácia para responder a todas as questões, de modo a provar a sua inocência", explicou o clube, num comunicado publicado na sua página oficial.

O secretariado nacional de luta contra a corrupção (USKOK) indicou na sexta-feira que os dois irmãos, assim como o alto responsável da Federação Croata de futebol Damir Vrbanovic e um inspetor da direção dos impostos eram suspeitos de fraude fiscal e de terem recebido subornos.

De acordo com a investigação, o prejuízo causado ao clube poderia ascender a 16 milhões de euros e as atividades ilegais podiam decorrer desde 2008.

Na quinta-feira, a polícia fez buscas nos domicílios dos irmãos Mamic, em Zagreb, assim como nas instalações do clube e da federação.

Zdravko Mamic, de 55 anos, é conhecido pelos seus excessos em público e considerado a pessoa mais importante do futebol croata. 

 

 

 

 

Lusa

 

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.