sicnot

Perfil

Desporto

Presidente do Dínamo Zagreb detido por suspeita de fraude

O presidente do Dínamo Zagreb, Zdravko Mamic, e o seu irmão Zoran, treinador do clube, foram hoje detidos pela polícia, devido ao alegado envolvimento numa fraude fiscal de milhões de euros, anunciaram hoje os campeões croatas de futebol.

Igor Kralj

Os dois foram detidos pelas autoridades na fronteira, quando regressavam de um estágio da equipa na Eslovénia.

"Depois de terem sido informados pelos seus advogados de que a procuradoria tinha requerido a sua detenção durante o processo, Zdravko e Zoran Mamic decidiram, em prol da tranquilidade no clube, voltar à Croácia para responder a todas as questões, de modo a provar a sua inocência", explicou o clube, num comunicado publicado na sua página oficial.

O secretariado nacional de luta contra a corrupção (USKOK) indicou na sexta-feira que os dois irmãos, assim como o alto responsável da Federação Croata de futebol Damir Vrbanovic e um inspetor da direção dos impostos eram suspeitos de fraude fiscal e de terem recebido subornos.

De acordo com a investigação, o prejuízo causado ao clube poderia ascender a 16 milhões de euros e as atividades ilegais podiam decorrer desde 2008.

Na quinta-feira, a polícia fez buscas nos domicílios dos irmãos Mamic, em Zagreb, assim como nas instalações do clube e da federação.

Zdravko Mamic, de 55 anos, é conhecido pelos seus excessos em público e considerado a pessoa mais importante do futebol croata. 

 

 

 

 

Lusa

 

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • "Juntos por Todos" hoje no palco em Lisboa
  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.