sicnot

Perfil

Desporto

Escocês William Collum apita supertaça Europeia entre Barcelona e Sevilha

O árbitro escocês William Collum, de 36 anos, foi o escolhido para dirigir o jogo da Supertaça Europeia, que opõe o campeão europeu Barcelona ao Sevilha, vencedor da Liga Europa em futebol.

Collum dirigiu na última época seis jogos da Liga dos Campeões, um do 'play off', três da fase de grupos, um dos oitavos de final e um outro nos quartos de final, tendo nesse percurso encontrado o Barcelona. (Arquivo)

Collum dirigiu na última época seis jogos da Liga dos Campeões, um do 'play off', três da fase de grupos, um dos oitavos de final e um outro nos quartos de final, tendo nesse percurso encontrado o Barcelona. (Arquivo)

© Bogdan Cristel / Reuters

No jogo, agendado para 11 de agosto em Tbilisi, Collum será coadjuvado pelos árbitros assistentes Damien MacGraith (Irlanda) e Francis Connor (Escócia), indica a UEFA.

Collum dirigiu na última época seis jogos da Liga dos Campeões, um do 'play off', três da fase de grupos, um dos oitavos de final e um outro nos quartos de final, tendo nesse percurso encontrado o Barcelona.

O árbitro escocês esteve na fase de grupos no jogo em que os catalães venceram em casa o Ajax por 3-1, a 21 de outubro.

O Barcelona disputa a supertaça europeia depois de ter vencido na final da 'Champions' a Juventus (3-1), enquanto o Sevilha, bicampeão na Liga Europa, bateu os ucranianos do Dnipro na última edição (3-2).

Os catalães já venceram três vezes a supertaça europeia (1992, 1997, 2009, 2011), e o Sevilha venceu uma, quando, curiosamente, em 2006 bateu na final o FC Barcelona.

Em 2014, a equipa andaluza também disputou a Supertaça Europeia, depois de ter batido o Benfica na final da Liga Europa (no desempate por grandes penalidades), e perdeu então com o campeão europeu Real Madrid.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC