sicnot

Perfil

Desporto

Escocês William Collum apita supertaça Europeia entre Barcelona e Sevilha

O árbitro escocês William Collum, de 36 anos, foi o escolhido para dirigir o jogo da Supertaça Europeia, que opõe o campeão europeu Barcelona ao Sevilha, vencedor da Liga Europa em futebol.

Collum dirigiu na última época seis jogos da Liga dos Campeões, um do 'play off', três da fase de grupos, um dos oitavos de final e um outro nos quartos de final, tendo nesse percurso encontrado o Barcelona. (Arquivo)

Collum dirigiu na última época seis jogos da Liga dos Campeões, um do 'play off', três da fase de grupos, um dos oitavos de final e um outro nos quartos de final, tendo nesse percurso encontrado o Barcelona. (Arquivo)

© Bogdan Cristel / Reuters

No jogo, agendado para 11 de agosto em Tbilisi, Collum será coadjuvado pelos árbitros assistentes Damien MacGraith (Irlanda) e Francis Connor (Escócia), indica a UEFA.

Collum dirigiu na última época seis jogos da Liga dos Campeões, um do 'play off', três da fase de grupos, um dos oitavos de final e um outro nos quartos de final, tendo nesse percurso encontrado o Barcelona.

O árbitro escocês esteve na fase de grupos no jogo em que os catalães venceram em casa o Ajax por 3-1, a 21 de outubro.

O Barcelona disputa a supertaça europeia depois de ter vencido na final da 'Champions' a Juventus (3-1), enquanto o Sevilha, bicampeão na Liga Europa, bateu os ucranianos do Dnipro na última edição (3-2).

Os catalães já venceram três vezes a supertaça europeia (1992, 1997, 2009, 2011), e o Sevilha venceu uma, quando, curiosamente, em 2006 bateu na final o FC Barcelona.

Em 2014, a equipa andaluza também disputou a Supertaça Europeia, depois de ter batido o Benfica na final da Liga Europa (no desempate por grandes penalidades), e perdeu então com o campeão europeu Real Madrid.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.