sicnot

Perfil

Desporto

Escocês William Collum apita supertaça Europeia entre Barcelona e Sevilha

O árbitro escocês William Collum, de 36 anos, foi o escolhido para dirigir o jogo da Supertaça Europeia, que opõe o campeão europeu Barcelona ao Sevilha, vencedor da Liga Europa em futebol.

Collum dirigiu na última época seis jogos da Liga dos Campeões, um do 'play off', três da fase de grupos, um dos oitavos de final e um outro nos quartos de final, tendo nesse percurso encontrado o Barcelona. (Arquivo)

Collum dirigiu na última época seis jogos da Liga dos Campeões, um do 'play off', três da fase de grupos, um dos oitavos de final e um outro nos quartos de final, tendo nesse percurso encontrado o Barcelona. (Arquivo)

© Bogdan Cristel / Reuters

No jogo, agendado para 11 de agosto em Tbilisi, Collum será coadjuvado pelos árbitros assistentes Damien MacGraith (Irlanda) e Francis Connor (Escócia), indica a UEFA.

Collum dirigiu na última época seis jogos da Liga dos Campeões, um do 'play off', três da fase de grupos, um dos oitavos de final e um outro nos quartos de final, tendo nesse percurso encontrado o Barcelona.

O árbitro escocês esteve na fase de grupos no jogo em que os catalães venceram em casa o Ajax por 3-1, a 21 de outubro.

O Barcelona disputa a supertaça europeia depois de ter vencido na final da 'Champions' a Juventus (3-1), enquanto o Sevilha, bicampeão na Liga Europa, bateu os ucranianos do Dnipro na última edição (3-2).

Os catalães já venceram três vezes a supertaça europeia (1992, 1997, 2009, 2011), e o Sevilha venceu uma, quando, curiosamente, em 2006 bateu na final o FC Barcelona.

Em 2014, a equipa andaluza também disputou a Supertaça Europeia, depois de ter batido o Benfica na final da Liga Europa (no desempate por grandes penalidades), e perdeu então com o campeão europeu Real Madrid.

Lusa

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.