sicnot

Perfil

Desporto

Portugal cabeça de série na qualificação para o Mundial 2018

A seleção portuguesa de futebol vai ser cabeça de série no sorteio da fase de qualificação para o Mundial 2018, ao contrário de Itália e França, de acordo com o 'ranking' da FIFA divulgado esta quinta-feira.

Portugal, atual sétimo classificado da hierarquia mundial, é uma das nove seleções que vão integrar o pote 1 do sorteio, marcado para 25 de julho, em São Petersburgo, na Rússia. (Arquivo)

Portugal, atual sétimo classificado da hierarquia mundial, é uma das nove seleções que vão integrar o pote 1 do sorteio, marcado para 25 de julho, em São Petersburgo, na Rússia. (Arquivo)

© Scanpix Denmark / Reuters

Portugal, atual sétimo classificado da hierarquia mundial, é uma das nove seleções que vão integrar o pote 1 do sorteio, marcado para 25 de julho, em São Petersburgo, na Rússia.

Como cabeça de série, a equipa das 'quinas' vai evitar no sorteio a campeã mundial Alemanha, além de Bélgica, Holanda, Roménia, Inglaterra, País de Gales, Espanha e Croácia.

Contudo, Portugal poderá encontrar seleções como Itália, França, Suíça ou Dinamarca, do pote 2, ou como Ucrânia, Sérvia, Suécia ou Grécia, do terceiro grupo de equipas.

Devido à centralização dos direitos televisivos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha e Holanda serão colocadas num dos sete grupos de seis equipas -- haverá dois com cinco.

Com a anfitriã Rússia já apurada, restam 13 vagas para equipas europeias, que serão ocupadas pelos vencedores dos nove grupos, sendo que os oito melhores segundos classificados vão disputar um 'play-off' para apurar os quatro últimos qualificados.

- Potes para o sorteio da qualificação para o Mundial2016:

Pote 1: Alemanha, Bélgica, Holanda, Portugal, Roménia, Inglaterra, País de Gales, Espanha e Croácia.

Pote 2: Eslováquia, Áustria, Itália, Suíça, República Checa, França, Islândia, Dinamarca e Bósnia-Herzegovina.

Pote 3: Ucrânia, Escócia, Polónia, Hungria, Suécia, Albânia, Irlanda do Norte, Sérvia e Grécia.

Pote 4: Turquia, Eslovénia, Israel, Irlanda, Noruega, Bulgária, Ilhas Faroé, Montenegro e Estónia.

Pote 5: Chipre, Letónia, Arménia, Finlândia, Bielorrússia, Macedónia, Azerbaijão, Lituânia e Moldávia.

Pote 6: Cazaquistão, Luxemburgo, Liechtenstein, Geórgia, Malta, São Marino e Andorra.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Metade dos moradores de Sandinha recusaram sair das casas
    3:14
  • Habitantes de Várzeas tentam regressar à normalidade
    2:48
  • Corpos da tragédia em Pedrógão guardados em camião de alimentos
    8:11

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Duarte Nuno Vieira, médico legista, esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, para comentar o que já foi feito e o que falta fazer em Pedrógão Grande, depois de ter sido atingido pelos incêndios. O presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal defendeu que guardar os corpos das vítimas mortais num camião de alimentos foi uma "maneira de solucionar o problema da forma possível", visto que não há espaço no Instituto Nacional De Medicina Legal.

  • Trump volta a garantir que não tentou interferir na investigação do FBI
    0:17

    Mundo

    O Presidente dos EUA reitera que não tentou interferir na investigação do FBI em relação às alegadas interferências da Rússia nas eleições presidenciais. Questionado sobre as gravações das conversas que manteve com o ex-diretor da polícia de investigação, James Comey, Donald Trump prometeu esclarecimentos num futuro breve.

  • "A informação pode ter saído depois da hora do exame de Português"
    1:19

    País

    O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais diz que é preciso aguardar pelas conclusões do relatório sobre a alegada fuga de informação do exame nacional de Português. Jorge Ascensão defende que a investigação deve causar o mínimo de impacto aos alunos que realizaram a prova.