sicnot

Perfil

Desporto

Ciclista alemão Tony Martin operado com sucesso à clavícula esquerda

O alemão Tony Martin foi hoje operado com sucesso à clavícula esquerda, após a queda ocorrida na sexta etapa da Volta a França em bicicleta, que levou ao abandono do então líder da prova.

Stephane Mantey

"Quero agradecer a toda a equipa médica do hospital de Hamburgo e a todos os que estiveram envolvidos no meu transporte para aqui, pela prontidão da cirurgia, tão pouco tempo após o acidente", afirmou o ciclista da Etixx-Quick Step, em comunicado.

O corredor, de 30 anos, fraturou a clavícula esquerda numa queda no último quilómetro da sexta etapa, que envolveu alguns dos principais candidatos à vitória, e apesar do auxílio dos colegas de equipa acabou por desistir.

"Ganhei uma etapa e vesti a camisola amarela pela primeira vez, por isso concretizei um sonho neste Tour e vou olhar em frente para voltar um dia a viver as emoções desta grande prova", acrescentou o alemão, que agradeceu também aos colegas de equipa.

Martin, que foi segundo no contrarrelógio da primeira etapa, a cinco segundos do australiano Rohan Dennis, esteve sempre perto da liderança e só não a alcançou mais cedo devido aos segundos de bonificação atribuídos primeiro a Fabian Cancellara, que também envergava a camisola amarela quando abandonou o Tour, e depois a Chris Froome.

No entanto, Martin acabaria por vestir a camisola amarela após a quinta etapa, que venceu isolado, depois de ter furado um pneu.

Chris Froome (Sky), atual líder do Tour, abdicou de envergar a camisola amarela na etapa de hoje, homenageando assim o seu colega de profissão, que já foi campeão mundial de contrarrelógio em três ocasiões. 

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.