sicnot

Perfil

Desporto

TAS reverte decisão da UEFA e atribui vitória à Albânia sobre a Sérvia

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) atribuiu hoje uma vitória por 3-0 à Albânia no jogo com a Sérvia, do Grupo I de qualificação para o Europeu de futebol de 2016, que integra Portugal, revertendo a decisão da UEFA.

A partida disputada em Belgrado foi interrompida aos 42 minutos, quando jogadores das duas equipas se envolverem em confrontos, depois de um "drone" telecomandado ter sobrevoado o relvado com uma bandeira da Grande Albânia, projeto nacionalista destinado a unir na mesma entidade as comunidades albanesas na Albânia, Kosovo, Montenegro, Macedónia e sul da Sérvia.

A partida disputada em Belgrado foi interrompida aos 42 minutos, quando jogadores das duas equipas se envolverem em confrontos, depois de um "drone" telecomandado ter sobrevoado o relvado com uma bandeira da Grande Albânia, projeto nacionalista destinado a unir na mesma entidade as comunidades albanesas na Albânia, Kosovo, Montenegro, Macedónia e sul da Sérvia.

© Marko Djurica / Reuters

A UEFA tinha inicialmente atribuído uma vitória por 3-0 aos sérvios no encontro disputado a 14 de outubro de 2014 e que foi interrompido aos 42 minutos, por razões de segurança, mas também retirado à seleção da Sérvia os três pontos correspondentes ao triunfo.

O TAS, de acordo com a nota publicada no seu sítio oficial na Internet, entendeu que não ficou provado -- como considerou a UEFA -- que a seleção albanesa recusou regressar ao jogo e que o árbitro inglês Martin Atkinson tenha emitido uma "ordem clara, direta e incondicional" para que os jogadores reatassem a partida.

O tribunal com sede em Lausana, na Suíça, manteve a multa de 100.000 euros aplicada pelo organismo que rege o futebol europeu à federação albanesa, por lhe atribuir a responsabilidade pelo aparecimento do 'drone' com uma bandeira da denominada 'Grande Albânia' sobre o estádio, em Belgrado, que esteve na base dos incidentes.

Relativamente à Sérvia, à qual foi atribuída uma derrota por 3-0, por falta de comparência, o TAS manteve as penalizações que a UEFA tinha inicialmente imposto: retirada de três pontos, realização de dois jogos na condição de visitada à porta fechada (dos quais já cumpriu um) e multa de 100.000 euros.

O encontro entre a Sérvia e a Albânia foi interrompido por Atkinson aos 42 minutos, quando jogadores das duas equipas e adeptos se envolverem em confrontos, depois de um 'drone' telecomandado ter sobrevoado o relvado com uma bandeira que representava um mapa da 'Grande Albânia'.

O Kosovo, ex-província sérvia de população maioritariamente albanesa, proclamou unilateralmente a independência em fevereiro de 2008. De alguns setores de Belgrado surgiram denúncias de um projeto visando a criação de uma 'Grande Albânia', reunindo as comunidades albanesas da Albânia, Kosovo, Montenegro, Macedónia e do sul da Sérvia.

Com a decisão do TAS, a Albânia igualou a Dinamarca no segundo lugar do Grupo I, ambas com 10 pontos, menos dois do que Portugal, líder isolado, enquanto a Sérvia mantém-se com um, em igualdade com a lanterna-vermelha Arménia.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornla Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.