sicnot

Perfil

Desporto

Real Madrid homenageia Casillas no Santiago Bernabéu

Real Madrid homenageia Casillas no Santiago Bernabéu

Iker Casillas despediu-se esta manhã dos adeptos do Real Madrid. Alguns milhares deslocaram-se ao Santiago Bernabéu para se despedir do guarda-redes, numa cerimónia marcada à última hora. O presidente do clube, Floretino Perez, fez a homenagem e revelou que está a acertar o FC Porto um jogo de despedida.

"Vamos fazer-lhe uma grande homenagem e estamos a falar com o FC Porto", disse Florentino Pérez, acrescentando que se trataria de uma partida de homenagem ao futebolista, no Santiago Bernabéu, em Madrid.

"Estamos a pensar em 12 de agosto. Assinámos um acordo com o FC Porto. Não sei se será neste verão, mas será o mais rapidamente possível", salientou.

O guarda-redes internacional espanhol Iker Casillas, de 34 anos, assinou um contrato de duas épocas com o FC Porto, depois de ter representado o Real Madrid durante 25 anos, desde as camadas jovens.

O presidente do Real Madrid sublinhou que a decisão de sair para o FC Porto pertenceu exclusivamente a Iker Casillas e que ele próprio gostaria que o guarda-redes terminasse a carreira no Real Madrid.

"O Iker deixa-nos porque foi o seu desejo e temos de respeitar porque acreditamos que ganhou esse direito, incluindo que facilitássemos essa saída. (...) Ele toma a decisão de iniciar uma nova etapa desportiva depois dos últimos anos de grande pressão. Gostaríamos que terminasse aqui a carreira, mas tenho de respeitar essa decisão", afirmou Florentino Perez.

Por outro lado, o presidente do Real sublinhou que foi Iker Casillas quem quis "uma despedida austera e simples".

"Ainda que não fosse isso o que nós desejávamos. Por isso, estamos a trabalhar numa grande homenagem, com um jogo aqui no Bernabéu", disse Florentino Pérez, acrescentando que "as portas do clube estarão sempre abertas".

Sobre o FC Porto, o presidente do Real disse que Casillas "vai iniciar uma nova etapa numa grande equipa, numa cidade fantástica, com a sua família".

Já Iker Casillas começou a sua intervenção afirmando que já não se despediria mais.

"Esta é a definitiva, não haverá mais", brincou o jogador, que aguentou toda a sua curta declaração sem chorar.

Casillas agradeceu aos jornalistas e à direção do clube, mas sobretudo agradeceu a todos os madridistas.

"Ainda que tenhamos tido algumas discrepâncias, fico com os bons momentos, com os títulos ganhos, com a gente madridista. Sou mais um madridista, virei aqui puxar pelo Real sempre que puder e tentarei ser um embaixador do madridismo. Estejam convencidos de que levarei o nome do madridismo para onde quer que vá", concluiu.

Com Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.