sicnot

Perfil

Desporto

Pinto da Costa descarta apoio a Luís Duque para presidência da Liga

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, manifestou-se esta quarta-feira "muito surpreendido" com o anúncio da recandidatura de Luís Duque à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e recusa apoiá-lo.

Pinto da Costa referiu o facto de Luís Duque ter revelado aos clubes "factos extremamente graves relacionados com a FPF (federação) e a arbitragem", mas que depois nada fez quanto aos mesmos.

Pinto da Costa referiu o facto de Luís Duque ter revelado aos clubes "factos extremamente graves relacionados com a FPF (federação) e a arbitragem", mas que depois nada fez quanto aos mesmos.

Paulo Duarte / AP

"O FC Porto não apoiará a candidatura do senhor Luís Duque. Pela nossa forma de agir e de pensar, não apoiaremos. Se não houver mais nenhuma candidatura, é natural que o Luís Duque vença, pois não precisará de muitos votos", disse, recordando que "já Mário Figueiredo também arranjava sempre quem votasse nele".

Em declarações ao Porto Canal e site do clube, horas após o anúncio da recandidatura de Luís Duque, Pinto da Costa lembrou que este "ainda há bem pouco tempo disse que não avançaria" e assumiu: "Para mim, foi surpresa. Fiquei muito surpreendido, ainda que ele tenha o direito de o fazer."

Pinto da Costa referiu o facto de Luís Duque ter revelado aos clubes "factos extremamente graves relacionados com a FPF (federação) e a arbitragem", mas que depois nada fez quanto aos mesmos.

"Nós entendíamos que era necessário ele tomar uma posição, até como vice-presidente da FPF, mas a única coisa que fez foi simplesmente deixar de ir às reuniões da Federação. A Liga não precisa de quem a represente na Federação para resolver os problemas, mas sim para bater o pé e não pura e simplesmente abandonar ou desistir", criticou.

O dirigente não aceita que Duque tenha "desistido e abandonado" no combate aos "factos graves nos comandos da arbitragem", lembrando que o que este devia ter feito era "combatê-los".

Pinto da Costa reconhece que Luís Duque fez um "trabalho meritório" no mandato de seis meses, mas entende que não basta assinar contratos de patrocínio, pois, recorda, se assim fosse, "o presidente teria de ser o senhor Joaquim Oliveira, e não será certamente".

O facto de Luís Duque ter diferendos em tribunal com o Sporting também "inviabilizará uma harmonia total na Liga e no futebol".

"Vamos esperar para ver. Se surgirem outros candidatos com credibilidade e um programa, poderemos apoiar. Agora, pelos motivos referidos, a recandidatura de Luís Duque não apoiamos. Vamos esperar para ver se surgem candidatos para os clubes votarem de plena consciência", concluiu.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.