sicnot

Perfil

Desporto

Ciclista Chris Froome não compreende clima de suspeição à sua volta

O ciclista britânico Chris Froome, camisola amarela da Volta a França, lamentou hoje que a imprensa esteja a dar tanta importância aos seus dados de potência, questionando o porquê de estar a ser tão questionado.

© Benoit Tessier / Reuters

"Os dados das minhas performances são propriedade intelectual da equipa. Se ela quiser publicá-los, não vejo qualquer problema. Mas é frustrante para mim ser tão visado. Quando olhamos para as cinco últimas grandes Voltas, não houve tanta atenção sobre a força e os dados de uns ou outros", salientou o líder da Sky, que visto as suas exibições associadas a um eventual recurso a substâncias dopantes.

Desde que os seus dados de potência foram publicados há uma semana pela imprensa, devido a um suposto ato de pirataria à sua equipa, o vencedor da Volta a França de 2013 tem enfrentado permanentes dúvidas sobre o seu rendimento desportivo, tendo mesmo sido alvo de um ataque com urina por parte de um espectador, no sábado.

"Contador ou outros não foram tão visados neste ponto de vista. Porquê tanta atenção sobre mim? Tenho dificuldade em perceber", interrogou.

Questionado sobre o que pensa sobre o facto de antigos ciclistas dopados serem atuais comentadores televisivos, o britânico foi taxativo: "Não sou fã, porque não são os melhores exemplos a seguir".

Na décima etapa, Froome foi arrasado pelos comentadores da France Télévisions, Cédric Vasseur e Laurent Jalabert, que manifestaram a sua descrença quanto à exibição esmagadora do homem da Sky.

O camisola amarela foi hoje defendido pelo presidente da União Ciclista Internacional (UCI), o seu compatriota Brian Cookson.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".