sicnot

Perfil

Desporto

Vladimir Putin vai reunir-se com Joseph Blatter no sorteio de sábado

O presidente russo Vladimir Putin vai reunir-se com o líder da FIFA, Joseph Blatter, à margem do sorteio dos grupos de qualificação para o Mundial 2018 em futebol, anunciou hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

© RIA Novosti / Reuters

"O presidente vai estar presente no sorteio [no sábado], estando prevista igualmente uma reunião com Sepp Blatter", declarou Dmitri Peskov, citado pela agência Interfax.

A Rússia foi eleita, em 2010, para organizar o Mundial 2018, que vai ser disputado em onze cidades da parte ocidental do país.

No entanto, a organização do Mundial2018 chegou a estar em risco na sequência do escândalo de corrupção que tem abalado a FIFA desde o fim de maio.

Após a detenção de sete dirigentes da FIFA a 27 de maio, por ordem da justiça norte-americana, a Rússia considerou estas detenções como uma tentativa de impedir que Sepp Blatter fosse reeleito como presidente da FIFA.

Ao mesmo tempo, a justiça suíça abriu um inquérito sobre as condições em que foram atribuídas a organização dos mundiais de 2018 e 2022, desconfiando de possíveis aliciamentos a dirigentes FIFA, que pudessem ter manipulado o resultado das votações.

Joseph Blatter, de 78 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente da FIFA, no entanto, após alguns dias sob pressão, renunciou ao mandato e marcou novas eleições para 2016, entretanto já agendadas para 26 de fevereiro.

O sorteio dos grupos de qualificação para o Mundial 2018 realiza-se no sábado em São Petersburgo, evento que vai contar com três mil convidados e representantes de 140 federações de futebol.

Lusa

  • "O PSD não é o bombeiro de serviço desta geringonça"
    1:09

    TSU

    O líder da bancada social-democrata avisa os partidos da esquerda para que tenham o caso da TSU como exemplo e não voltem a usar o PSD como muleta em situações em que não estejam de acordo com o Governo, como pode vir a acontecer com as PPP no setor da saúde. Luís Montenegro foi entrevistado esta manhã na SIC Notícias.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.