sicnot

Perfil

Desporto

Vladimir Putin vai reunir-se com Joseph Blatter no sorteio de sábado

O presidente russo Vladimir Putin vai reunir-se com o líder da FIFA, Joseph Blatter, à margem do sorteio dos grupos de qualificação para o Mundial 2018 em futebol, anunciou hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

© RIA Novosti / Reuters

"O presidente vai estar presente no sorteio [no sábado], estando prevista igualmente uma reunião com Sepp Blatter", declarou Dmitri Peskov, citado pela agência Interfax.

A Rússia foi eleita, em 2010, para organizar o Mundial 2018, que vai ser disputado em onze cidades da parte ocidental do país.

No entanto, a organização do Mundial2018 chegou a estar em risco na sequência do escândalo de corrupção que tem abalado a FIFA desde o fim de maio.

Após a detenção de sete dirigentes da FIFA a 27 de maio, por ordem da justiça norte-americana, a Rússia considerou estas detenções como uma tentativa de impedir que Sepp Blatter fosse reeleito como presidente da FIFA.

Ao mesmo tempo, a justiça suíça abriu um inquérito sobre as condições em que foram atribuídas a organização dos mundiais de 2018 e 2022, desconfiando de possíveis aliciamentos a dirigentes FIFA, que pudessem ter manipulado o resultado das votações.

Joseph Blatter, de 78 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente da FIFA, no entanto, após alguns dias sob pressão, renunciou ao mandato e marcou novas eleições para 2016, entretanto já agendadas para 26 de fevereiro.

O sorteio dos grupos de qualificação para o Mundial 2018 realiza-se no sábado em São Petersburgo, evento que vai contar com três mil convidados e representantes de 140 federações de futebol.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.