sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto derrotado pelo Borussia Mönchengladbach em jogo de preparação

O FC Porto sofreu esta sexta-feira a primeira derrota na pré-temporada, ao perder em casa do Borussia Mönchengladbach, terceiro classificado da última Liga alemã de futebol, por 2-1.

Marcano disputa a bola com Stindl, sob o olhar atento de Sérgio Oliveira.

Marcano disputa a bola com Stindl, sob o olhar atento de Sérgio Oliveira.

MARIUS BECKER / Lusa

Depois dos triunfos sobre o Fortuna Sitard (5-1) e o Duisburgo (2-0), o FC Porto defrontou pela primeira vez uma equipa de um primeiro escalão e acabou por perder, com golos de Stindl (20 minutos) e Traoré (39), tendo Aboubakar reduzido, aos 49.

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, fez cinco alterações no 'onze', em relação à vitória sobre o Duisburgo, mexendo sobretudo no meio-campo, no qual se manteve apenas Danilo Pereira, ao lado do qual estiveram mais três jogadores, num 4-4-2.

Os 'dragões' acabaram por ser sempre muito previsíveis no ataque, criando poucas oportunidades de golo nos primeiros 45 minutos, destacando-se apenas um remate à figura de Aboubakar e um tiro de longe de Sérgio Oliveira.

Pelo contrário, o conjunto alemão foi tremendamente eficaz e aproveitou um erro de José Angel para se adiantar no marcador, aos 20 minutos. O lateral espanhol demorou muito tempo para se libertar a bola, perdendo-a à entrada da área para Traoré, que assistiu Stindl para o primeiro golo.

A seis minutos do intervalo, o Borussia Mönchengladbach aumentou a vantagem, por Traoré, que solto na esquerda, rematou cruzado para o fundo da baliza de Iker Casillas, num lance em que os germânicos aproveitaram alguma apatia da defesa portista.

Na segunda parte, o FC Porto entrou em campo com o mais habitual 4-3-3 e, após uma boa jogada individual, Varela, um dos que entraram ao intervalo, serviu Aboubakar, que reduziu a diferença, logo ao quarto minuto do período complementar.

Apesar de ter mais posse de bola, o FC Porto mostrou muitas dificuldades para ultrapassar a sobrepovoada defesa alemã e foi mesmo o Mönchengladbach a criar a melhor oportunidade da segunda parte, quando, aos 62 minutos, Herrmann surgiu isolado, mas permitiu a defesa a Casillas.

Os 'dragões' apenas conseguiram criar relativo perigo em dois remates ao lado de André Silva e André André.

Na segunda-feira, o FC Porto, que está a estagiar na Alemanha, vai defrontar o Schalke 04, disputando a 01 e 02 de agosto o Valência e o Stoke, na Colónia Cup.

Jogo disputado no Borussia-Park de Mönchengladbach:

Borussia Mönchengladbach - FC Porto, 2-1.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Stindl, 20 minutos.

2-0, Traoré, 39.

2-1, Aboubakar, 49.

Equipas:

- Borussia Mönchengladbach: Sommer, Jantschke, Schulz, Christensen, Wendt, Dahoud, Xhaka, Herrmann, Traoré, Stindl e Raffael.

Jogaram ainda: Ritter, Drmic, Korb, Sow.

Treinador: Lucien Favre.

- FC Porto: Iker Casillas, Ricardo, Maicon, Marcano, José Angel, Danilo Pereira, André André, Evandro, Sérgio Oliveira, Tello e Aboubakar.

Jogaram ainda: Alex Sandro, Ruben Neves, Varela, Brahimi, Maxi Pereira, Bueno, André Silva, Hernâni, Lichnovsky.

Treinador: Julen Lopetegui.

Árbitro: Guido Winkmann.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Varela (70), Alex Sandro (71).

Lusa

  • Escritor e filólogo Frederico Lourenço distinguido com o Prémio Pessoa 2016

    Cultura

    O escritor, tradutor, professor universitário Frederico Lourenço foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra, sublinhando que a atividade de Frederico Lourenço tem como "traço singular" ter oferecido "à língua portuguesa as grandes obras de literatura clássica".

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Explosão no Cairo faz seis mortos

    Mundo

    Seis pessoas morreram hoje numa explosão junto a um posto de controlo da polícia no Cairo, indicaram os meios de comunicação social e responsáveis egípcios.