sicnot

Perfil

Desporto

Nova equipa de Fórmula 1 apresenta carro e projeto em Vila do Conde

A Haas F1 Team, equipa norte-americana que vai estrear-se em 2016 no Mundial Fórmula 1, apresentou esta sexta-feira, em Vila do Conde, o projeto e o carro para a próxima época, prometendo uma postura competitiva logo no ano de estreia.

Gene Haas, proprietário da equipa e da empresa que lhe dá nome (Haas Automation) - que opera no setor da metalomecânica.

Gene Haas, proprietário da equipa e da empresa que lhe dá nome (Haas Automation) - que opera no setor da metalomecânica.

Lusa

A garantia foi dada por Gene Haas, proprietário da equipa e da empresa que lhe dá nome (Haas Automation) - que opera no setor da metalomecânica -, que aproveitou a abertura das novas instalações em Portugal para dar conhecer o projeto.

"A nossa licença para competir foi passada em 2014, mas tivemos um ano para fazer o planeamento, nomeadamente com a Ferrari, que nos vai fornecer os motores", começou por dizer Gene Haas.

"Temos uma equipa de Nascar há 10 anos, e temos tido sucesso, e embora não possa dizer que logo à partida iremos rivalizar com a Ferrari ou a Mercedes, creio que seremos um competidor forte", completou o empresário.

A presença em Portugal do proprietário da escuderia norte-americana esteve mais relacionada com promoção da marca Haas e das novas instalações da marca, mas o empresário confessou que está atento a possíveis investidores no projeto.

"Temos muito interesse em cativar patrocinadores, mas sabemos que ainda há muito ceticismo em relação a este projeto. Temos alguns investidores interessantes, mas tal não condicionará a capacidade de colocarmos o carro na grelha de partida em abril de 2016", vincou.

Gene Haas rejeitou a ideia que este investimento numa equipa de Fórmula 1 esteja em contraciclo, apesar de reconhecer que algumas equipas não passam pelas melhores condições financeiras.

"Nunca há um momento certo para entrar na Fórmula 1. Atualmente, parece que as pessoas estão mais despertas para este desporto pelas polémicas com a mecânica ou pelos problemas financeiros das equipas. Mas continua haver muito interesse pela modalidade e muitos países e cidades a quererem organizar corridas", analisou.

Quanto aos preparativos para a estreia de 2016, Gene Hass garantiu que, além do desenvolvimento dos motores feitos pela Ferrari, o chassis do veículo está também a ser evoluído em Itália, nas oficinas da Dallara, faltando a questão dos pilotos, algo que não preocupa o empresário.

"Tenho uma lista de alguns pilotos que temos interesse, mas nos próximos meses haverá muitas mexidas nas equipas e vamos esperar um pouco para ver quem está interessado no projeto que ainda vamos desenvolver", garantiu.

Garantida está contratação do italiano Gunther Steinar, ex-diretor técnico da Jaguar e Redbull Racing, para chefe de equipa.

Lusa

  • Funcionários públicos hoje em greve
    1:37

    Economia

    Os funcionários públicos estão hoje em greve. A paralisação pode fechar algumas escolas, centros de saúde e outros serviços públicos. O fim da precariedade e o reforço de pessoal são duas das reivindicações do protesto.

  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12

    Quadratura do Círculo

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • Nove distritos sob aviso amarelo devido à chuva

    País

    Nove distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada e rajadas fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Guarda, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra e Braga são os distritos sob aviso o amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.