sicnot

Perfil

Desporto

Sporting na final da Cape Town Cup2015 ao vencer Ajax nos penáltis

O Sporting fez uma primeira parte promissora e qualificou-se hoje para a final da Cape Town Cup2015 ao superar o Ajax local no desempate por grande penalidades (4-2), após um empate a dois golos.

MIGUEL A. LOPES / Lusa

Jorge Jesus apostou num onze inicial mais rotinado, que incluiu nove jogadores portugueses, assente num sistema de 4x2x3x1, com duplo 'pivot' defensivo a meio-campo constituído por Adrién e João Mário, com este a ter mais liberdade para sair, dois extremos, Gelson e Mané, um número 10 personificado em André Martins, a unidade mais próxima do ponta de lança Slimani.

O Sporting fez uma primeira parte interessante, sobretudo no tempo ofensivo, no qual conseguiu conciliar segurança nas saídas para o ataque com bons movimentos e combinações, com a equipa a ser capaz de dar profundidade às suas ações ofensivas, com o envolvimento constante dos laterais, em particular Jefferson, porque João Pereira denotou claramente estar mais abaixo em termos de ritmo.

Outro aspeto positivo foi a capacidade que a equipa já revelou para pressionar alto, como Jorge Jesus tanto gosta, e fazê-lo em bloco, a despeito de os defesas, por vezes, não terem sido expeditos a subir, o que forçou o treinador 'leonino' a gritar para dentro do campo algumas vezes.

O Sporting abriu o marcador aos 19 minutos, por Carlos Mané, a culminar uma excelente jogada coletiva de envolvimento, na qual participaram também André Martins e Jefferson, autor do cruzamento.

Este golo marcou o arranque do Sporting para uma boa exibição até ao intervalo, com a equipa a tomar conta do jogo e a criar várias oportunidades de golo até ao intervalo que poderiam, a ser concretizadas, ter decidido o destino do jogo na primeira parte.

Aos 28 minutos, o árbitro perdoou um penálti cometido sobre André Martins, aos 30 foi o argelino Slimani, que, de cabeça, quase a fez o 2-0, e, aos 35, o ponta de lança dos 'leões' forçou o guarda-redes sul-africano a uma boa defesa com os pés após grande jogada de Gelson e André Martins pelo flanco direito.

Aos 40 minutos, João Pereira cruzou para o peito de Slimani, com tempo para amortecer, deixá-la cair, mas o remate saiu por alto quando tinha tudo para fazer o golo.

Um aspeto negativo teve a ver com o desacerto no tempo de marcação e entrada aos lances junto à área do Sporting, cuja defesa foi por duas vezes batida, aos 29 e 36 minutos, com o portador da bola sem oposição a meter a bola nas costas dos centrais, pelo lado de Paulo Oliveira, a isolar Scott e Mdabuka na cara de Rui Patrício, lances que só não resultaram em golo porque o guarda-redes 'leonino' defendeu um e o avançado da casa rematou para fora noutro.

Na segunda parte, Jorge Jesus quis ver em ação todos os jogadores e fez entrar Esgaio, Naldo, Montero, Gutierrez, Carrillo, Jonathan Silva, Iúri Medeiros, Ciani, Wallyson e Rúben Semedo, o que teve como consequência um jogo mais desgarrado e menos controlado por parte do Sporting.

A ausência de rotinas entre muitos dos jogadores que entraram retiraram coesão defensiva e fluidez e profundidade ao jogo ofensivo do Sporting e a equipa começou a pagar caro os erros, como os que estiveram na origem dos dois golos do Ajax, o primeiro aos 68 minutos, de penálti, por Cecil Lolo, e o segundo aos 80, por Franklim Cale.

Valeu ao Sporting um golo de Rúben Semedo, de cabeça, aos 84 minutos, na sequência de um canto cobrado por Iúri Medeiros, para evitar a derrota e levar a decisão para os penáltis, nos quais os leões foram claramente mais competentes.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".