sicnot

Perfil

Desporto

Fernando Santos rejeita ideia de Portugal ter um grupo fácil para o Mundial2018

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, rejeitou hoje a ideia de que Portugal ficou sorteado num grupo fácil no apuramento para o Mundial2018, com Suíça, Hungria, Ilhas Faroé, Letónia e Andorra.

© Hugo Correia / Reuters

"É preciso ter muita atenção, porque não é um grupo tão fácil como se calhar já se vai já começar a dizer a partir deste momento", disse Fernando Santos, ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O técnico português disse que Portugal "parte, naturalmente, como um dos favoritos", mas deixou claro que "isso aconteceria em qualquer grupo em que Portugal participasse".

Fernando Santos salientou a qualidades dos adversários, nomeadamente da Suíça, "uma equipa que tem evoluído muito, muito, muito".

Quanto à Hungria, "também é uma equipa que neste momento está em fase de crescimento, tem um treinador novo e tem muita ambição. Eu sei porque um dos convites que tinha antes de vir para a seleção portuguesa era da Hungria. Sei a aposta forte que querem fazer".

"Depois, temos uma seleção que as pessoas irão pensar que não é muito forte, que é o caso das Ilhas Faroé. É verdade que em termos de ranking não está ao nosso nível, mas venceu a Grécia nos últimos dois jogos", lembrou

De acordo com Fernando Santos, "é bom que se tenha muita atenção a estas equipas", mas mesmo às outras.

"A Letónia é uma equipa que eu conheço bem. Defrontei-a quatro vezes, nos apuramentos para o Mundial2012 e o Europeu2014. Não são jogos fáceis", disse.

E ainda há Andorra: "Se queremos ganhar... é obrigatório ganhar".

Quanto ao número de seleções, Fernando Santos congratulou-se por Portugal ter ficado num grupo de seis e não de cinco, como na corrida do Europeu de 2016.

"Fiquei satisfeito por ficar num grupo de seis equipas, porque os jogos particulares, no meio, causam sempre alguma estranheza no planeamento. Nesse aspeto, fiquei satisfeito", frisou.

Em conclusão e apesar de todas as dificuldades, Fernando Santos não tem dúvidas: "O objetivo é estar presentes (na fase final). Seria sempre, independentemente do sorteio".

Antes do Mundial2018 ainda vem, porém, o Europeu: "Primeiro, estou preocupado com o Euro2016, no bom sentido da palavra. Isso é que me interessa, mas, para o futuro... dizer já que nada é fácil".

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.