sicnot

Perfil

Desporto

Fernando Santos rejeita ideia de Portugal ter um grupo fácil para o Mundial2018

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, rejeitou hoje a ideia de que Portugal ficou sorteado num grupo fácil no apuramento para o Mundial2018, com Suíça, Hungria, Ilhas Faroé, Letónia e Andorra.

© Hugo Correia / Reuters

"É preciso ter muita atenção, porque não é um grupo tão fácil como se calhar já se vai já começar a dizer a partir deste momento", disse Fernando Santos, ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O técnico português disse que Portugal "parte, naturalmente, como um dos favoritos", mas deixou claro que "isso aconteceria em qualquer grupo em que Portugal participasse".

Fernando Santos salientou a qualidades dos adversários, nomeadamente da Suíça, "uma equipa que tem evoluído muito, muito, muito".

Quanto à Hungria, "também é uma equipa que neste momento está em fase de crescimento, tem um treinador novo e tem muita ambição. Eu sei porque um dos convites que tinha antes de vir para a seleção portuguesa era da Hungria. Sei a aposta forte que querem fazer".

"Depois, temos uma seleção que as pessoas irão pensar que não é muito forte, que é o caso das Ilhas Faroé. É verdade que em termos de ranking não está ao nosso nível, mas venceu a Grécia nos últimos dois jogos", lembrou

De acordo com Fernando Santos, "é bom que se tenha muita atenção a estas equipas", mas mesmo às outras.

"A Letónia é uma equipa que eu conheço bem. Defrontei-a quatro vezes, nos apuramentos para o Mundial2012 e o Europeu2014. Não são jogos fáceis", disse.

E ainda há Andorra: "Se queremos ganhar... é obrigatório ganhar".

Quanto ao número de seleções, Fernando Santos congratulou-se por Portugal ter ficado num grupo de seis e não de cinco, como na corrida do Europeu de 2016.

"Fiquei satisfeito por ficar num grupo de seis equipas, porque os jogos particulares, no meio, causam sempre alguma estranheza no planeamento. Nesse aspeto, fiquei satisfeito", frisou.

Em conclusão e apesar de todas as dificuldades, Fernando Santos não tem dúvidas: "O objetivo é estar presentes (na fase final). Seria sempre, independentemente do sorteio".

Antes do Mundial2018 ainda vem, porém, o Europeu: "Primeiro, estou preocupado com o Euro2016, no bom sentido da palavra. Isso é que me interessa, mas, para o futuro... dizer já que nada é fácil".

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.