sicnot

Perfil

Desporto

Polícia turco morre em confrontos com manifestantes em Istambul

Um polícia turco morreu hoje no seguimento dos confrontos entre manifestantes em Gazi, distrito de Istambul, onde nos últimos três dias houve uma escalada de violência depois da morte do ativista Gunay Ozaslan durante uma operação policial.

© Stringer Turkey / Reuters

O polícia Muhammet Fatih Sivri foi alvejado no peito, no interior de um edifício, enquanto tentava fazer detenções, depois de um longo dia de confrontos, segundo a agência de notícias turca Anatolia, que acrescenta que o polícia ainda foi levado para o hospital, mas que acabou por sucumbir aos ferimentos.

Ao terceiro dia de conflitos na zona de Gazi, os manifestantes envolveram-se com as forças de segurança, tendo alguns atirado pedras e 'cocktails molotov' à polícia, que respondeu com canhões de água, balas de borracha e gás lacrimogéneo, segundo descreveu um fotojornalista da AFP.

Alguns manifestantes fortificaram as suas posições, erigindo barricadas no meio da rua, enquanto outros subiram aos telhados para atirar 'cocktails Molotov' aos polícias, descreveu a mesma fonte.

Os manifestantes protegeram-se do gás lacrimogéneo enrolando lenços à volta do nariz e da boca ou usando máscaras de gás.

A tensão no distrito de Gazi, localizado no norte do centro da cidade de Istambul, mantém-se desde a morte do ativista de esquerda Gunay Ozaslan na sexta-feira, durante uma operação policial a nível nacional que pretendia reprimir supostos militantes grupo radical Estado Islâmico, na Síria e do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), no norte do Iraque.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.