sicnot

Perfil

Desporto

Secretário de Estado do Desporto garante sanções para quem não cumprir pressupostos

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, disse esta segunda-feira que quem não cumprir com os requisitos legais exigidos no futebol português sofrerá as sanções previstas.

O secretário de Estado afirmou respeitar "na íntegra a autonomia do movimento desportivo". (Arquivo)

O secretário de Estado afirmou respeitar "na íntegra a autonomia do movimento desportivo". (Arquivo)

SIC

Questionado sobre as dúvidas levantadas pelo Gil Vicente sobre a falta de cumprimento de alguns pressupostos financeiros pelo Boavista e Vitória de Setúbal, disse não ter informação sobre isso, "mas se existirem [os clubes] serão sancionados conforme a lei"

"Não tenho informação de haver não pagamentos, mas se existirem serão sancionados conforme prevê a lei, não vai haver regime de favor para ninguém. As leis são para se cumprirem e estamos cá para zelar pelo cumprimento das mesmas", disse.

O secretário de Estado disse ainda respeitar "na íntegra a autonomia do movimento desportivo".

"Fazemos o que está na nossa esfera de atuação que é garantir aos portugueses que a lei vai ser cumprida porque isso é que garante a verdade desportiva", disse, acrescentando "não ter indicações que a lei não tenha sido cumprida nos últimos anos".

Informou também não ter sido contactado pelo clube de Barcelos por causa desta questão.

Sobre o ato eleitoral de terça-feira para a liderança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que porá em confronto Luís Duque e Pedro Proença, o governante mostrou-se tranquilo.

"Os clubes vão escolher livremente, a Liga é um órgão independente, privado, nós lidamos com a Federação Portuguesa de Futebol, que é quem tem utilidade pública desportiva delegada pelo Estado", disse à margem da assinatura de um protocolo com o Sporting de Braga para a criação do cartão jovem para associados do clube minhoto.

Disse ainda que não cabe ao governo interferir na procura de soluções para o setor da arbitragem no futebol português.

"Não cabe ao Estado interferir na definição de soluções, mas criar legislação de suporte. Há pouco mais de um ano, fez alterações no estatuto das federações desportivas para acertar algumas coisas que não estavam bem, o resto é a gestão do futebol e pertence ao futebol. Não tenho que estar preocupado nem despreocupado. Vejo que o debate está a fazer-se dentro das regras e, no final, a maioria escolhe. Depois vamos verificar se o que foi aprovado está dentro da esfera legal", disse.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.