sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto vence Stoke City e termina Colónia Cup em segundo

O FC Porto encerrou a sua participação no torneio de futebol Colónia Cup, na Alemanha, com um triunfo por 3-0 frente aos ingleses do Stoke City, insuficiente para erguer o troféu que ficou em casa.

Guido Kirchner

Depois do triunfo do Colónia frente aos espanhóis do Valência, por 3-2, o FC Porto, de acordo com o regulamento do quadrangular, estava obrigado a vencer os ingleses pelo menos pela diferença de cinco golos para poder conquistar o troféu.

Os portistas, com um 'onze' em que Julen Lopetegui repetiu apenas Aboubakar e Tello em relação ao jogo de sábado com o Valência, dominaram desde o minuto inicial, com boa circulação de bola a toda a largura, mas pecando no último passe.

Aboubakar, um dos mais rematadores da equipa portista, com tentativas de visar a baliza do experiente guarda-redes Shay Given, aos dois, 19 e 27 minutos, colocou o FC Porto em vantagem aos 33 minutos, correspondendo a um cruzamento de Tello.

A pressão ofensiva dos portistas rendeu novo golo escassos minutos volvidos, desta feita por Alberto Bueno, que se estreou a marca de 'dragão' ao peito, através de um cabeceamento em posição central, após cruzamento de Ricardo Pereira.

A formação portista dispôs de uma boa oportunidade para elevar a vantagem por Varela, aos 48 minutos, no aproveitamento de um erro contrário, mas o remate forte já dentro da área foi defendido por Haugaard, que rendera ao intervalo Shay Given.

Sérgio Oliveira, aos 51 minutos, na cobrança de um livre, obrigou o guarda-redes Haugaard a defesa atenta, voltaria a procurar o golo aos 84, após o que, com as várias alterações operadas, o encontro passou por um período com poucos atrativos.

Aos 71 minutos, a castigar jogo com o braço de Wilson na área do Stoke City na sequência de um cruzamento de Sérgio Oliveira, o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade, transformada em golo por Brahimi, para elevar a vantagem para 3-0.

Até ao fim do encontro, a bola ainda entrou na baliza defendida por Helton, que juntamente com Martins Indi cumpriu os 90 minutos com o Stoke City, mas o golo foi anulado por o lance ter sido precedido de fora de jogo de Odemwingie.

O FC Porto encerrou o estágio na Alemanha com uma vitória folgada por 3-0 frente ao Stoke City, após um ciclo de três jogos sem vencer, e deixa já boas indicações para o início da época que se avizinha.

A apresentação aos sócios dos portistas, que regressam ao trabalho esta semana no Olival, em Vila Nova de Gaia, está marcada para sábado, no Dragão, frente aos italianos do Nápoles.

Jogo no RheinEnergieStadion, em Colónia.

FC Porto, Por -- Stoke City, Ing, 3-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Aboubakar, 33 minutos.

2-0, Bueno, 38.

3-0, Brahimi, 71 (gp).

Equipas:

- FC Porto: Helton, Ricardo Pereira, Lichnovsky, Martins Indi, José Ángel, Rúben Nives, Imbula, Bueno, Varela, Tello e Aboubakar. Jogaram ainda Herrera, André André, Sérgio Oliveira, Danilo Pereira, Alex Sandro, Maxi Pereira, Marcano, Adrián López, Brahimi e Evandro. (Suplentes não utilizados Casillas, Gudino, Hernâni e Maicon).

Treinador: Julen Lopetegui.

- Stoke City: Shay Given, Cameron, Wollscheid, Wilson, Moseley, Whelan, Adam, Diouf, Bojan, Arnautovic e Peter Crouch. Jogaram ainda Odemwingie, Haugaard, Shenton, Choulay e Dionatan Teixeira. (Suplentes não utilizados Gyollai, Telford, Lecygne e Waddington).

Treinador: Mark Hughes.

Arbitro: Guido Winkmann (Alemanha).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bueno (31) e Cameron (49).

Assistência: cerca de 18 mil espetadores.

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • ERSE concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões euros a mais à EDP
    0:53

    País

    José Gomes Ferreira afirmou esta sexta-feira que a ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões de euros a mais do que o necessário à EDP. Contratos que foram postos em prática em 2007 por Manuel Pinho, na altura ministro da Economia.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Porque erram os árbitros?
    2:03

    Desporto

    Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
    1:33

    País

    Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.

  • "Há uma aceitação do lince no território"
    3:33

    País

    Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.

  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59