sicnot

Perfil

Desporto

Sporting e Belenenses conhecem hoje rivais nos play-offs europeus

O Sporting e o Belenenses, ambos com estatuto de cabeça de série, conhecem hoje os seus adversários nos play-offs de acesso à Liga dos Campeões e à Liga Europa de futebol, respetivamente.

Lusa

No sorteio que se realiza às 11:00 na sede da UEFA, em Nyon, Suíça, o Sporting terá como adversários teoricamamente mais difíceis a Lazio, de Itália, o CSKA de Moscovo e os franceses do Mónaco, comandado por Leonardo Jardim, ex-técnico dos 'leões', e que tem no plantel João Moutinho, Ricardo Carvalho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro.

Incluída nos potes dos clubes que atingiram esta fase pela 'rota da liga' (não campeões), a equipa de Jorge Jesus tem ainda mais dois potenciais adversários, os belgas do Club Brugge e os austríacos do Rapid de Viena, que em teoria são mais acessíveis do que os restantes.

Fora do caminho do Sporting ficaram o Manchester United, o Valência, treinador por Nuno Espírito Santo, o Bayer Leverkusen e o Shakhtar Donetsk, que afastou o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.

Na 'rota dos campeões', cujas equipas não se podem cruzar com as da 'rota da liga', os cabeças de série serão o Basileia (Suíça), Celtic (Escócia), o APOEL (Chipre), comandado por Domingos Paciência, o BATE Borisov e o Dínamo Zagreb (Croácia) de Eduardo, Paulo Machado, Gonçalo e Ivo Pinto.

Os 10 vencedores dos 'play-offs', cuja primeira mão se disputa a 18 e 19 de agosto e a segunda a 25 e 26, qualificam-se para a fase de grupos, à qual tiveram acesso direto 22 equipas, nomeadamente Benfica e FC Porto.

A partir do meio-dia realiza-se o sorteio dos 'play-offs' da Liga Europa, no qual o Belenenses foi a 22.ª e última equipa a assegurar o estatuto de cabeça de série, o que lhe permite 'fugir' ao confronto com equipas como Borussia Dortmund, Athletic Bilbau, Ajax ou o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.

A equipa de Lisboa, que eliminou na pré-eliminatória os suecos do IFK Gotemburgo e que não disputa uma competição europeia desde 2007/08, tem como possíveis adversários Rosenborg, Qarabag, Hadjuk Split, HJK Helsínquia, Atromitos, Zorya Luhansk, Molde, FC Thun, Astra Giurgiu e Jakblonec.

Dínamo Minsk, MSK Zilina, Midtjylland, Videoton, Brondby, FK Vojvodina, Altach, FK Rabotnicki, FC Milsami Orhei, Odds, Qabala e Kairat Almaty fecham o lote de possíveis adversários da formação comandada por Ricardo Sá Pinto.

Os jogos dos 'play-offs' da Liga Europa estão agendados para 20 e 27 de agosto.

O Sporting Braga já tem lugar assegurado na fase de grupos, enquanto o Vitória Guimarães foi eliminado na terceira pré-eliminatória pelo Altach, da Áustria.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Projeto Abem dá medicamentos grátis a 2.500 pessoas
    12:53
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Nove suspeitos do ataque de Manchester têm entre 18 e 38 anos
    1:02
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.

  • Roteiro de sugestões para o fim de semana
    13:00
    Se7e

    Se7e

    6ª feira no Jornal da Noite

    Todas as sextas-feiras há uma rubrica de lifestyle no Jornal da Noite. Se7e mostra o melhor do país, numa parceria SIC/Visão. Um roteiro de sugestões para o fim de semana, com os novos restaurantes e hotéis, as lojas da moda, os bares e as esplanadas.