sicnot

Perfil

Desporto

Sporting e Belenenses conhecem hoje rivais nos play-offs europeus

O Sporting e o Belenenses, ambos com estatuto de cabeça de série, conhecem hoje os seus adversários nos play-offs de acesso à Liga dos Campeões e à Liga Europa de futebol, respetivamente.

Lusa

No sorteio que se realiza às 11:00 na sede da UEFA, em Nyon, Suíça, o Sporting terá como adversários teoricamamente mais difíceis a Lazio, de Itália, o CSKA de Moscovo e os franceses do Mónaco, comandado por Leonardo Jardim, ex-técnico dos 'leões', e que tem no plantel João Moutinho, Ricardo Carvalho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro.

Incluída nos potes dos clubes que atingiram esta fase pela 'rota da liga' (não campeões), a equipa de Jorge Jesus tem ainda mais dois potenciais adversários, os belgas do Club Brugge e os austríacos do Rapid de Viena, que em teoria são mais acessíveis do que os restantes.

Fora do caminho do Sporting ficaram o Manchester United, o Valência, treinador por Nuno Espírito Santo, o Bayer Leverkusen e o Shakhtar Donetsk, que afastou o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.

Na 'rota dos campeões', cujas equipas não se podem cruzar com as da 'rota da liga', os cabeças de série serão o Basileia (Suíça), Celtic (Escócia), o APOEL (Chipre), comandado por Domingos Paciência, o BATE Borisov e o Dínamo Zagreb (Croácia) de Eduardo, Paulo Machado, Gonçalo e Ivo Pinto.

Os 10 vencedores dos 'play-offs', cuja primeira mão se disputa a 18 e 19 de agosto e a segunda a 25 e 26, qualificam-se para a fase de grupos, à qual tiveram acesso direto 22 equipas, nomeadamente Benfica e FC Porto.

A partir do meio-dia realiza-se o sorteio dos 'play-offs' da Liga Europa, no qual o Belenenses foi a 22.ª e última equipa a assegurar o estatuto de cabeça de série, o que lhe permite 'fugir' ao confronto com equipas como Borussia Dortmund, Athletic Bilbau, Ajax ou o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.

A equipa de Lisboa, que eliminou na pré-eliminatória os suecos do IFK Gotemburgo e que não disputa uma competição europeia desde 2007/08, tem como possíveis adversários Rosenborg, Qarabag, Hadjuk Split, HJK Helsínquia, Atromitos, Zorya Luhansk, Molde, FC Thun, Astra Giurgiu e Jakblonec.

Dínamo Minsk, MSK Zilina, Midtjylland, Videoton, Brondby, FK Vojvodina, Altach, FK Rabotnicki, FC Milsami Orhei, Odds, Qabala e Kairat Almaty fecham o lote de possíveis adversários da formação comandada por Ricardo Sá Pinto.

Os jogos dos 'play-offs' da Liga Europa estão agendados para 20 e 27 de agosto.

O Sporting Braga já tem lugar assegurado na fase de grupos, enquanto o Vitória Guimarães foi eliminado na terceira pré-eliminatória pelo Altach, da Áustria.

Lusa

  • Biológicos nas escolas e nos telemóveis

    País

    O Governo vai criar o Dia Nacional da Alimentação Biológica e uma estratégia que passa por distribuir produtos biológicos nas escolas e criar uma aplicação móvel para os portugueses poderem localizar unidades de produção ou comercialização de produtos biológicos, segundo a Estratégia Nacional que será hoje apresentada.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.