sicnot

Perfil

Desporto

Sporting e Belenenses conhecem hoje rivais nos play-offs europeus

O Sporting e o Belenenses, ambos com estatuto de cabeça de série, conhecem hoje os seus adversários nos play-offs de acesso à Liga dos Campeões e à Liga Europa de futebol, respetivamente.

Lusa

No sorteio que se realiza às 11:00 na sede da UEFA, em Nyon, Suíça, o Sporting terá como adversários teoricamamente mais difíceis a Lazio, de Itália, o CSKA de Moscovo e os franceses do Mónaco, comandado por Leonardo Jardim, ex-técnico dos 'leões', e que tem no plantel João Moutinho, Ricardo Carvalho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro.

Incluída nos potes dos clubes que atingiram esta fase pela 'rota da liga' (não campeões), a equipa de Jorge Jesus tem ainda mais dois potenciais adversários, os belgas do Club Brugge e os austríacos do Rapid de Viena, que em teoria são mais acessíveis do que os restantes.

Fora do caminho do Sporting ficaram o Manchester United, o Valência, treinador por Nuno Espírito Santo, o Bayer Leverkusen e o Shakhtar Donetsk, que afastou o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.

Na 'rota dos campeões', cujas equipas não se podem cruzar com as da 'rota da liga', os cabeças de série serão o Basileia (Suíça), Celtic (Escócia), o APOEL (Chipre), comandado por Domingos Paciência, o BATE Borisov e o Dínamo Zagreb (Croácia) de Eduardo, Paulo Machado, Gonçalo e Ivo Pinto.

Os 10 vencedores dos 'play-offs', cuja primeira mão se disputa a 18 e 19 de agosto e a segunda a 25 e 26, qualificam-se para a fase de grupos, à qual tiveram acesso direto 22 equipas, nomeadamente Benfica e FC Porto.

A partir do meio-dia realiza-se o sorteio dos 'play-offs' da Liga Europa, no qual o Belenenses foi a 22.ª e última equipa a assegurar o estatuto de cabeça de série, o que lhe permite 'fugir' ao confronto com equipas como Borussia Dortmund, Athletic Bilbau, Ajax ou o Fenerbahçe, de Vítor Pereira, Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.

A equipa de Lisboa, que eliminou na pré-eliminatória os suecos do IFK Gotemburgo e que não disputa uma competição europeia desde 2007/08, tem como possíveis adversários Rosenborg, Qarabag, Hadjuk Split, HJK Helsínquia, Atromitos, Zorya Luhansk, Molde, FC Thun, Astra Giurgiu e Jakblonec.

Dínamo Minsk, MSK Zilina, Midtjylland, Videoton, Brondby, FK Vojvodina, Altach, FK Rabotnicki, FC Milsami Orhei, Odds, Qabala e Kairat Almaty fecham o lote de possíveis adversários da formação comandada por Ricardo Sá Pinto.

Os jogos dos 'play-offs' da Liga Europa estão agendados para 20 e 27 de agosto.

O Sporting Braga já tem lugar assegurado na fase de grupos, enquanto o Vitória Guimarães foi eliminado na terceira pré-eliminatória pelo Altach, da Áustria.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.