sicnot

Perfil

Desporto

Gustavo Veloso celebra segunda conquista seguida da Volta a Portugal

O espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) sagrou-se este domingo vencedor da Volta a Portugal em bicicleta pela segunda vez consecutiva, depois de concluída a décima e última etapa, em Lisboa, ganha pelo italiano Matteo Malucelli (Idea 2010 ASD).

O galego, de 35 anos, repetiu o triunfo de 2014.

O galego, de 35 anos, repetiu o triunfo de 2014.

Lusa

O galego, de 35 anos, repetiu o triunfo de 2014 e partilha o pódio final da 77ª edição com dois corredores da Efapel, o português Joni Brandão e o seu compatriota Alejandro Marque, vencedor da Volta em 2013.

Na tirada de consagração, que ligou Vila Franca de Xira a Lisboa, na distância de 132,5 quilómetros, Malucelli triunfou em 3:33.27 horas, depois de se impor no 'sprint' final ao colega e também italiano Davide Vigano e ao espanhol Eduard Prades (Caja Rural). Gustavo Veloso terminou no seio do pelotão, com o mesmo tempo do vencedor.

Conquistando a camisola amarela na segunda tirada, na Serra do Larouco, onde a vitória coube ao colega Delio Fernández, Gustavo Veloso completou os 1.550,7 quilómetros da Volta a Portugal em 40:00.39, com 2.12 minutos de vantagem sobre Brandão e 2.19 face a Marque.

Com triunfos em duas etapas - a sexta, beneficiando da desclassificação de José Gonçalves, e nona, um decisivo contrarrelógio - o galego nascido e Vilagarcía de Arosa (Pontevedra) deu a terceira vitória seguida à equipa de Sobrado, Valongo, após a sua no ano passado e a de Marque.

Veloso, que já era o 16.º estrangeiro a ganhar a prova e o quinto espanhol, depois de Marque (2013), David Blanco (2012, 2010, 2009, 2008 e 2006), Xavier Tondo (2007) e Jesus Manzaneque (1973), protagonizou a 20.ª vitória forasteira, desde que o belga Tony Hubrecht se tornou o primeiro estrangeiro a vencer, em 1967.

Ao mesmo tempo tornou-se o segundo não português a repetir triunfo, algo que até hoje apenas tinha sido conseguido por David Blanco, recordista de vitórias na Volta a Portugal.

Gustavo Veloso foi ainda o vencedor da classificação por pontos, enquanto o prémio da montanha foi conquistado por Bruno Silva, Por (LA-Antarte) e o russo Aleksey Rybalkin (Lokosphinx), 15.º da geral, foi o melhor jovem desta edição.

Este ano, a W52-Quinta da Lixa acumulou também a vitória por equipas, sucedendo à Efapel.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.