sicnot

Perfil

Desporto

Kvitova admite que mononucleose está na origem de mau momento de forma

A tenista checa Petra Kvitova, número quatro do mundo, sofreu de mononucleose, doença que é apontada como causa da diminuição recente de forma da atleta.

© XXSTRINGERXX xxxxx / Reuters

"Análises de sangue revelam que [Kvitova] contraiu mononucleose na primavera", indicou o porta-voz da jogadora, citado pela agência AFP, acrescentando que a tenista poderá prosseguir o calendário desportivo, mas "sob supervisão médica".

Kvitova, vencedora em 2011 e 2014 de Winbledon, afastou-se momentaneamente no final de fevereiro do circuito, alegadamente por "necessidade de descansar", reaparecendo em abril para a meia-final da Fed Cup, que a jogadora venceu por 3-1 ao vencer a França.

A mononucleose, uma doença infeciosa provocada pelo vírus Epstein-Barr, pode causas febre alta, fadiga e inflamação na garganta.

O suíço e antigo líder da hierarquia mundial Roger Federer também sofreu de mononucleose, entre o final da época de 2007 e o primeiro terço da temporada de 2008, algo que afetou em muito o seu rendimento.

Também o tenista norte-americano Andy Roddick anunciou em 2010 padecer da doença.

Na presente época, a tenista venceu dois títulos, mas não passou da terceira eliminatória do Open da Austrália e de Wimbledon e da quarta de Roland Garros.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.