sicnot

Perfil

Desporto

Kvitova admite que mononucleose está na origem de mau momento de forma

A tenista checa Petra Kvitova, número quatro do mundo, sofreu de mononucleose, doença que é apontada como causa da diminuição recente de forma da atleta.

© XXSTRINGERXX xxxxx / Reuters

"Análises de sangue revelam que [Kvitova] contraiu mononucleose na primavera", indicou o porta-voz da jogadora, citado pela agência AFP, acrescentando que a tenista poderá prosseguir o calendário desportivo, mas "sob supervisão médica".

Kvitova, vencedora em 2011 e 2014 de Winbledon, afastou-se momentaneamente no final de fevereiro do circuito, alegadamente por "necessidade de descansar", reaparecendo em abril para a meia-final da Fed Cup, que a jogadora venceu por 3-1 ao vencer a França.

A mononucleose, uma doença infeciosa provocada pelo vírus Epstein-Barr, pode causas febre alta, fadiga e inflamação na garganta.

O suíço e antigo líder da hierarquia mundial Roger Federer também sofreu de mononucleose, entre o final da época de 2007 e o primeiro terço da temporada de 2008, algo que afetou em muito o seu rendimento.

Também o tenista norte-americano Andy Roddick anunciou em 2010 padecer da doença.

Na presente época, a tenista venceu dois títulos, mas não passou da terceira eliminatória do Open da Austrália e de Wimbledon e da quarta de Roland Garros.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.