sicnot

Perfil

Desporto

Federação Internacional encontra 28 novos casos de doping em Mundiais de atletismo

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou hoje, em comunicado, que a reanálise de amostras de urina colhidas nos Mundiais de atletismo de Helsínquia2005 e Osaca2007 levou à reabertura do procedimento disciplinar a 28 atletas.

© Yuya Shino / Reuters

O nome desses atletas não pode ainda ser divulgado, explica a IAAF, que em 2012 fez uma primeira ronda de reanálises às amostras de urina de Helsínquia2005, que estavam armazenadas nos laboratórios de Lausana, detetando então seis novos casos, anunciados em março de 2013.

Pelas regras da IAAF, aprovadas no final da última década, as amostras de sangue e urina podem ser conservadas por dez anos, para serem analisadas de novo.

A nova ronda de análises foi feita em abril deste ano, utilizando a nova tecnologia disponível, sendo encontradas mais 32 situações, relativas a 28 atletas.

Grande parte desses 28 atletas já se retirou ou foi, entretanto, castigado, pelo que poucos permanecem ativos, adianta a IAAF, que sublinha que esses ficarão suspensos provisoriamente e impedidos de competir nos Mundiais de Pequim.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.