sicnot

Perfil

Desporto

Federação Internacional encontra 28 novos casos de doping em Mundiais de atletismo

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou hoje, em comunicado, que a reanálise de amostras de urina colhidas nos Mundiais de atletismo de Helsínquia2005 e Osaca2007 levou à reabertura do procedimento disciplinar a 28 atletas.

© Yuya Shino / Reuters

O nome desses atletas não pode ainda ser divulgado, explica a IAAF, que em 2012 fez uma primeira ronda de reanálises às amostras de urina de Helsínquia2005, que estavam armazenadas nos laboratórios de Lausana, detetando então seis novos casos, anunciados em março de 2013.

Pelas regras da IAAF, aprovadas no final da última década, as amostras de sangue e urina podem ser conservadas por dez anos, para serem analisadas de novo.

A nova ronda de análises foi feita em abril deste ano, utilizando a nova tecnologia disponível, sendo encontradas mais 32 situações, relativas a 28 atletas.

Grande parte desses 28 atletas já se retirou ou foi, entretanto, castigado, pelo que poucos permanecem ativos, adianta a IAAF, que sublinha que esses ficarão suspensos provisoriamente e impedidos de competir nos Mundiais de Pequim.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.