sicnot

Perfil

Desporto

Los Angeles negoceia para avançar com candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024

O "mayor" de Los Angeles, Eric Garcetti, confirmou na segunda-feira que está a negociar com o comité olímpico norte-americano (USOC) a candidatura aos Jogos de 2024, após a desistência de Boston.

David J. Phillip

"Será benéfico para a nossa cidade. Os Jogos Olímpicos estão no nosso 'ADN' e vão permitir benefícios económicos e sociais", disse Eric Garcetti ao Los Angeles Times.

O 'mayor' acrescentou ao jornal californiano que a negociações com o USOC estão neste momento a abordar a questão do orçamento, que deverá rondar os 4,5 mil milhões de dólares (quase 4,1 mil milhões de euros).

Los Angeles, que já organizou duas edições dos Jogos Olímpicos, em 1932 e 1984, foi uma das cidades pré-selecionadas para uma candidatura norte-americana aos Jogos de 2024, mas acabou por perder a 'corrida' para Boston, em janeiro.

No entanto, Boston retirou a candidatura em finais de julho, depois de muita contestação dos habitantes, sobretudo relativamente ao orçamento exigido para acolher o evento.

Os Estados Unidos têm até 15 de setembro para apresentar uma candidatura ao Comité Olímpico Internacional (COI), que anunciará a cidade vencedora em setembro de 2017, em Lima, no 130.º congresso do organismo.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.