sicnot

Perfil

Desporto

Cristiano Ronaldo finalista pela quinta vez do prémio Melhor Jogador da UEFA

Cristiano Ronaldo (Real Madrid) está pelo quinto ano consecutivo entre os finalistas para Prémio do Melhor Jogador da UEFA, que venceu em 2014, agora na companhia de Lionel Messi e de Luís Suárez, ambos do FC Barcelona.

Hrant Khachatryan

O troféu tem precisamente cinco anos de existência e, depois de Messi ter sido eleito o melhor no primeiro ano, em 2011, foi depois a vez de Andrés Iniesta (2012), Franck Ribéry (2013) serem os contemplados, sendo o capitão da seleção portuguesa o único presente em todas as eleições finais.

A eleição dos três nomes hoje divulgados, e que resultou da escolha de um painel de 54 jornalistas em representação de cada uma das federações filiadas na UEFA, deixa para trás sete jogadores: Gianluigi Buffon (Juventus), Eden Hazard (Chelsea), Neymar (FC Barcelona), Paul Pogba (Juventus), Andrea Pirlo (Juventus, atualmente no New York City), Carlos Tévez (Juventus, agora no Boca Juniors) e Arturo Vidal (Juventus, agora no Bayern de Munique).

No dia 27 de agosto, no Mónaco, na cerimónia que servirá também para realizar o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, o trio de nomeados será escolhido pelo mesmo painel de jornalistas através do voto eletrónico, após o que será divulgado o vencedor.

Na mesma data, além dos três primeiros classificados, será ainda divulgada a classificação dos restantes sete jogadores que hoje deixaram de estar em competição.

O futebol feminino terá, igualmente, a eleição da melhor jogadora, com a escolha a recair no trio formado por Amandine Henry (Olympique Lyonnais), Dzsenifer Marozsán (Frankfurt) e Celia Sasic (Frankfurt, já retirada).

Apenas no seu terceiro ano, venceram nas edições anteriores Nadine Angerer, do Frankfurt, em 2013, e Nadine Kessler, do Wolfsburgo, em 2014.

Lusa

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.