sicnot

Perfil

Desporto

Cristiano Ronaldo finalista pela quinta vez do prémio Melhor Jogador da UEFA

Cristiano Ronaldo (Real Madrid) está pelo quinto ano consecutivo entre os finalistas para Prémio do Melhor Jogador da UEFA, que venceu em 2014, agora na companhia de Lionel Messi e de Luís Suárez, ambos do FC Barcelona.

Hrant Khachatryan

O troféu tem precisamente cinco anos de existência e, depois de Messi ter sido eleito o melhor no primeiro ano, em 2011, foi depois a vez de Andrés Iniesta (2012), Franck Ribéry (2013) serem os contemplados, sendo o capitão da seleção portuguesa o único presente em todas as eleições finais.

A eleição dos três nomes hoje divulgados, e que resultou da escolha de um painel de 54 jornalistas em representação de cada uma das federações filiadas na UEFA, deixa para trás sete jogadores: Gianluigi Buffon (Juventus), Eden Hazard (Chelsea), Neymar (FC Barcelona), Paul Pogba (Juventus), Andrea Pirlo (Juventus, atualmente no New York City), Carlos Tévez (Juventus, agora no Boca Juniors) e Arturo Vidal (Juventus, agora no Bayern de Munique).

No dia 27 de agosto, no Mónaco, na cerimónia que servirá também para realizar o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, o trio de nomeados será escolhido pelo mesmo painel de jornalistas através do voto eletrónico, após o que será divulgado o vencedor.

Na mesma data, além dos três primeiros classificados, será ainda divulgada a classificação dos restantes sete jogadores que hoje deixaram de estar em competição.

O futebol feminino terá, igualmente, a eleição da melhor jogadora, com a escolha a recair no trio formado por Amandine Henry (Olympique Lyonnais), Dzsenifer Marozsán (Frankfurt) e Celia Sasic (Frankfurt, já retirada).

Apenas no seu terceiro ano, venceram nas edições anteriores Nadine Angerer, do Frankfurt, em 2013, e Nadine Kessler, do Wolfsburgo, em 2014.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.