sicnot

Perfil

Desporto

Autor do logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 enfrenta nova acusação de plágio

O autor do logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, Kenjiro Sano, que enfrenta uma acusação de plágio, renunciou esta sexta-feira à autoria de uma série de imagens que integram a campanha publicitária a uma cerveja sem álcool.

Kenjiro Sano e a sua empresa foram acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Kenjiro Sano e a sua empresa foram acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

© Yuya Shino / Reuters

A MR Design, empresa de Kenjiro Sano, anunciou em comunicado ter pedido à marca que comercializa a bebida que não utilize oito das 30 ilustrações criadas por Sano.

"Surgiram na internet comentários que podem indiciar problemas de direitos de autor com algumas imagens", refere o comunicado.

A empresa garante que está a investigar o assunto, mas considera prudente retirar as imagens.

A decisão surge pouco tempo depois de Kenjiro Sano e da sua empresa terem sido acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

No início de agosto, o designer belga Olivier Debie processou o Comité Olímpico Internacional (COI) para tentar impedir a utilização do logótipo dos Jogos Tóquio2020, por entender que este é um plágio de uma obra sua.

Debie alega que o logótipo de Tóquio2020, revelado em julho, é muito idêntico a um que desenhou para o Teatro de Liége.

Na sequência da polémica gerada pelas declarações de Olivier Debie, Kenjiro Sano, garantiu que o desenho é uma obra sua.

"O desenho nasceu da minha imaginação, é uma obra da minha", disse, considerando que as acusações de plágio são "tristes e infelizes".

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.