sicnot

Perfil

Desporto

Autor do logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 enfrenta nova acusação de plágio

O autor do logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, Kenjiro Sano, que enfrenta uma acusação de plágio, renunciou esta sexta-feira à autoria de uma série de imagens que integram a campanha publicitária a uma cerveja sem álcool.

Kenjiro Sano e a sua empresa foram acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Kenjiro Sano e a sua empresa foram acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

© Yuya Shino / Reuters

A MR Design, empresa de Kenjiro Sano, anunciou em comunicado ter pedido à marca que comercializa a bebida que não utilize oito das 30 ilustrações criadas por Sano.

"Surgiram na internet comentários que podem indiciar problemas de direitos de autor com algumas imagens", refere o comunicado.

A empresa garante que está a investigar o assunto, mas considera prudente retirar as imagens.

A decisão surge pouco tempo depois de Kenjiro Sano e da sua empresa terem sido acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

No início de agosto, o designer belga Olivier Debie processou o Comité Olímpico Internacional (COI) para tentar impedir a utilização do logótipo dos Jogos Tóquio2020, por entender que este é um plágio de uma obra sua.

Debie alega que o logótipo de Tóquio2020, revelado em julho, é muito idêntico a um que desenhou para o Teatro de Liége.

Na sequência da polémica gerada pelas declarações de Olivier Debie, Kenjiro Sano, garantiu que o desenho é uma obra sua.

"O desenho nasceu da minha imaginação, é uma obra da minha", disse, considerando que as acusações de plágio são "tristes e infelizes".

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.