sicnot

Perfil

Desporto

Valência bate Mónaco e está perto da fase de grupos da Champions

O Valência, de Nuno Espirito Santo, venceu esta quarta-feira o Mónaco, de Leonardo Jardim, por 3-1, na primeira mão do 'play-off' da Liga dos Campeões em futebol, que deixa os espanhóis perto da fase de grupos da competição.

A segunda mão joga-se na próxima terça-feira, 25 de agosto, em França.

A segunda mão joga-se na próxima terça-feira, 25 de agosto, em França.

© Heino Kalis / Reuters

No frente a frente entre equipas orientadas por treinadores portugueses, Nuno Espirito Santo acabou por levar a melhor sobre Leonardo Jardim, com os espanhóis do Valência a serem mais eficazes e a castigarem os erros defensivos cometidos pela equipa francesa.

Com o defesa Rúben Vezo a titular no centro da defesa, a equipa da casa adiantou-se no marcador aos quatro minutos, graças a um golo de ex-Benfica Rodrigo, mas, já na segunda parte, o Mónaco, que alinhou de início com Ricardo Carvalho, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva, chegou ao empate aos 49 minutos pelo croata Mario Pasalic.

Com a eliminatória empatada, o Valência voltou à vantagem no marcador, graças a um tento de Dani Parejo, aos 59 minutos, aproveitando uma boa assistência de Pablo Piatti, sendo que o resultado final foi fixado pelo argelino Sofiane Feghouli, aos 86 minutos.

No jogo com mais golos da noite, o Celtic recebeu e venceu o Malmo, por 3-2, num resultado que deixa a eliminatória em aberto para a segunda mão.

Para a equipa da casa 'bisou' o escocês Leigh Griffiths, aos três e 61 minutos, com o israelita Nir Biton a fazer o segundo golo da equipa da casa aos 10, sendo que os golos da equipa visitante foram apontados pelo ex-atacante do Celtic, Jo Berget, que 'bisou' aos 52 e 90+5 minutos.

Bem encaminhados para atingir a fase de grupos estão também os ucranianos do Shakhtar Donetsk, que foram à Áustria vencer o Rapid Viena, graças a um golo do brasileiro Marlos, aos 44 minutos, assim como os croatas do Dínamo de Zagreb, que, com os portugueses Eduardo, Ivo Pinto, Paulo Machado e Gonçalo, foram à Albânia vencer o Skenderbeu por 2-1.

A equipa da casa saiu na frente, com um golo do albanês Bledi Shkembi, aos 37 minutos, mas o argelino ex-Vitória de Guimarães Soudani fez o 1-1, aos 66 minutos, e o croata Josip Pivaric, no golo da noite, fez o 2-1 para os croatas.

Empatado a dois golos terminou o jogo entre o Basileia e o Maccabi Tel Aviv. Marcou primeiro a equipa israelita, por Eran Zahavi, aos 31 minutos, antes da equipa da casa 'virar' o marcador graças a golos de Delgado e Embolo, aos 39 e 88 minutos, com o golo do empate a ser marcado aos 90+6 de novo por Zahavi.

A segunda mão joga-se na próxima terça-feira, 25 de agosto.

Lusa

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.