sicnot

Perfil

Desporto

Peru renuncia receber Dakar2016 devido ao fenómeno climático El Niño

O Peru renunciou hoje acolher o rali todo-o-terreno Dakar2016, que deveria partir de Lima em janeiro, devido ao fenómeno climático El Niño, segundo um comunicado do Ministério do Comércio Externo.

© Charles Platiau / Reuters

"Devido aos efeitos [provocados pelo El Niño] sobre a população, decidimos anular a nossa participação nos eventos automobilísticos Dakar Series 2015 e rali Dakar2016", explicou o governo peruano.

A edição de 2016 do rali deveria arrancar em Lima, a 03 de janeiro, e terminar em Rosário, na Argentina, dia 16, depois de uma passagem em Salta, no sopé da Cordilheira dos Andes.

El Niño é um fenómeno meteorológico que ocorre com intervalos de quatro ou cinco anos, sem ter um ciclo regular, e começa com um aumento da temperatura na superfície do Oceano Pacífico.

Na década passada, o El Niño causou grande devastação e perda de vidas em cheias no Equador e Peru, e teve um significativo impacto climático na maior parte do continente americano, embora os seus efeitos se tenham feito sentir quase em todo o mundo.

Lusa

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.