sicnot

Perfil

Desporto

Belenenses com vantagem para regressar à alta roda do futebol europeu

O Belenenses pode garantir o regresso às competições europeias de futebol, com um lugar na fase de grupos da Liga Europa, ao receber os austríacos do Altach, depois de ter vencido fora (1-0).

Lusa

A equipa treinada por Ricardo Sá Pinto estará de sobreaviso em relação ao que aconteceu ao Vitória de Guimarães, que na terceira pré-eliminatória perdeu com este mesmo Altach, fora (2-1) e em casa (4-1).

Na primeira mão, os 'azuis' do Restelo conseguiram melhor do que os minhotos, graças a um golo de Tiago Caeiro, que deixa a equipa com algum conforto para o jogo no Estádio do Restelo, agendado para quinta-feira (21:30).

Sá Pinto ainda não venceu no campeonato, empates em casa com o Rio Ave (3-3) e fora com o Vitória de Guimarães (1-1), mas tudo está encaminhado para que a equipa possa fazer companhia ao Sporting de Braga na fase de grupos.

O Belenenses marcou presença na segunda competição da UEFA pela última vez em 2007/08, quando então foi eliminado na primeira ronda pelo poderoso Bayern Munique, e é precisar recuar até 1988/89 para assinalar uma presença anterior.

Na quinta-feira são 22 as equipas que tentarão um lugar na fase de grupos e algumas delas com um cunho bem português: ora com treinadores ou jogadores nas suas fileiras.

Entre as quais o PAOK Salónica, com Ricardo Costa e Miguel Vítor a titulares, que golearam em casa os dinamarqueses do Brondy (5-0) e têm o caminho aberto ao apuramento, ou o Fenernahçe, de Vítor Pereira, que venceu fora os gregos do Atromitos (1-0).

Na equipa turca figuram os portugueses Bruno Alves, Nani e Raul Meireles, que foram titulares, e do banco saiu o internacional holandês Van Persie, autor do único golo aos 90 minutos.

Com entrada longe de estar garantida está o Panathinaikos, de Zeca, que recebe o Qabala, depois de um nulo no Azerbaijão, enquanto o Standard Liège, de Jorge Teixeira, perdeu fora com o Molde (2-0) e está em risco.

Os romenos do Astra, de Pedro Queirós, viajam até à casa do AZ Alkmaar com uma vantagem perigosa de 3-2, enquanto o Sparta de Praga, de Marco Paixão, visita o Thun, de Nelson Ferreira, com a vantagem de 3-1.

O Videoton, de Filipe Teixeira, terá muitas dificuldades para seguir em frente, depois da derrota na primeira mão (3-0) em casa dos polacos do Lech Poznan.

Nesta Liga Europa destaque também para o Southampton, revelação em grande parte da última temporada na Liga Inglesa, que empatou em casa com os dinamarqueses do Midtjylland (1-1), com José Fonte a titular e Cédric no banco.

Os 'saints' precisam de fazer mais caso queiram ultrapassar os líderes do campeonato dinamarquês.

Nos jogos da segunda mão dos 'play-offs' da Liga Europa nota também para o histórico Borussia Dortmund, que venceu fora os noruegueses do Odd (4-3), depois de ter estado a perder por 3-0.

O Ajax viaja até à República Checa com a vantagem de 1-0 conseguida em casa frente ao Jablonec, a mesma que o Bordéus tem frente aos cazaques do Kairat, e o Athletic Bilbau tentará que lhe sirva o triunfo por 3-2 com os eslovacos do Zilna.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.