sicnot

Perfil

Desporto

Nelson Évora na final do triplo salto

O atleta português Nelson Évora qualificou-se hoje diretamente para a final do triplo salto nos Mundiais de Atletismo, em Pequim, com um salto de 17,01 metros na terceira e última tentativa da qualificação.

O atleta de origem cabo-verdiana, nascido na Costa do Marfim há 31 anos e naturalizado português em 2002, alcançou a quinta melhor marca da eliminatória, depois de um primeiro salto nulo e de um segundo ensaio a 16,68 metros.

Com 17,24 metros como melhor salto este ano, Nelson Évora tinha a nona melhor marca na lista de inscritos, e o quarto recorde pessoal (17,74) - atual recorde de Portugal - resultado com que se sagrou campeão do mundo em 2007, em Osaka.

Nelson Évora, que foi campeão olímpico no triplo salto em 2008, nos Jogos de Pequim, disputa a final quinta-feira às 19:10 locais (12:10 em Lisboa).

Os melhores resultados foram conquistados pelo cubano Pedro Pichardo (17,43 metros) e o norte-americano Christian Taylor (17,28 metros), marcas muito acima da concorrência: o romeno Marian Oprea, terceiro classificado, alcançou os 17,07 metros, enquanto o bahamiano Leevan Sands, que fechou o lote dos qualificados, ficou em 12.º lugar, com 16,73 metros.

Dezasseis atletas portugueses participam nos Mundiais de Atletismo que decorrem até 30 de agosto no Ninho do Pássaro, o estádio que acolheu os Jogos Olímpicos Pequim2008.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..