sicnot

Perfil

Desporto

Carlos Luz afasta campeão olímpico mas acaba eliminado dos Mundiais de judo

Diogo Lima e Carlos Luz (-81 kg) foram hoje afastados ao terceiro combate nos Mundiais de judo e Ana Cachola (-63 kg) caiu ao segundo duelo, na competição que decorre em Astana, no Cazaquistão.

Carlos Luz eliminou Jae-Bum Kim

Carlos Luz eliminou Jae-Bum Kim

MAXIM SHIPENKOV/EPA

Carlos Luz, 32.º da classificação mundial e que luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio2016, causou surpresa ao afastar no seu segundo combate o campeão olímpico em título, o sul-coreano Jae-Bum Kim.

O judoca começou muito bem, batendo na estreia o bielorrusso Aliaksandr Stsiashenka, 23.º do mundo, para encontrar logo de seguida o sul-coreano -- campeão olímpico e asiático em título e duas vezes campeão mundial (2010 e 2011), a quem venceu por 'ippon'.

Seria um adversário menos provável a afastar o português, no caso o moldavo Valeriu Duminice (53.º do mundo), que venceu por decisão dos juízes.

Quanto a Diogo Lima (52.º), começou por derrotar o uruguaio Alain Aprahamian (82.º) e o australiano Eoin Coughlan (33.º), mas acabou por perder com o judoca alemão Sven Maresch (8.º), por castigos.

Em femininos, nos -63 kg, esteve em competição Ana Cachola, que começou por vencer a 'desconhecida' norte-coreana (sem 'ranking') Song Hwa Kim, por castigos, e perdeu a seguir com a israelita Gerbi Yarden.

Yarden, terceira do mundo, foi vice-campeã mundial em 2014 e campeã do mundo em 2013.

Na sexta-feira, Portugal termina a sua participação nos Mundiais de Astana, com Yahima Ramírez a competir nos -78 kg e Célio Dias nos -90 kg.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.