sicnot

Perfil

Desporto

Autor pediu a retirada do logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020

O autor do logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, Kenjiro Sano, pediu à organização para o retirar, a fim para proteger a sua família e empregados, cuja privacidade estava a ser violada na sequência das acusações de plágio.

Reuters

"Tomei a decisão [de retirar o logótipo] por considerar que era difícil continuar com esta situação e por querer proteger a minha família e os meus empregados", explicou Sano, em comunicado divulgado por vários órgãos de comunicação japoneses.

Sano tornou pública a sua decisão um dia depois de o comité organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 ter anunciado que iriam retiram o logótipo oficial da competição, na sequência das acusações de plágio.

O logótipo criado por Sano está envolto em polémica desde finais de julho, poucos dias antes da sua apresentação, altura em que o belga Olivier Debie acusou o desenho de ser plagiado.

Debie diz que o logótipo nipónico é demasiado semelhante ao que criou em 2013 para o teatro de Liège, razão pela qual apresentou uma queixa perante a justiça belga, acusando Sano de plágio.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.