sicnot

Perfil

Desporto

Islândia junta-se a França, Inglaterra e Republica Checa no Euro 2016

A Islândia garantiu este domingo, pela primeira vez na história, o apuramento para um campeonato da Europa em futebol, depois de no jogo da oitava jornada do Grupo A empatar (0-0) frente ao Cazaquistão.

STRINGER

Horas depois da República Checa selar a qualificação para um sexto europeu seguido (desde 1996), ao vencer por 2-1 na Letónia, a Islândia garantiu também o apuramento direto, 'via' Grupo A, para o Europeu de França.

Com o ponto conquistado, a surpreendente equipa nórdica soma 19 pontos e lidera o grupo, em igualdade pontual com a República Checa. Com dois jogos por disputar, no agrupamento fica apenas por decidir a vaga do 'play-off', com a Turquia, que hoje venceu a Holanda por 3-0, agora com dois pontos de vantagem sobre a dececionante seleção 'laranja'.

No Grupo B, o Pais de Gales, que se qualificaria caso triunfasse, não foi além de um empate a zero na receção a Israel, resultado que, mesmo com a vitória da Bélgica no Chipre, por 1-0, deixa os galeses na liderança, agora com um ponto de vantagem sobre os belgas (18 contra 17).

Os belgas também suaram para vencer, o que conseguiram graças a um golo de Eden Hazard, já aos 86 minutos.

Com o ponto somado, Israel manteve o terceiro posto, com 13 pontos, agora mais dois do que a Bósnia-Herzegoviana (11), que bateu em casa Andorra por 3-0, com três tentos na primeira parte, e ultrapassou os cipriotas (nove).

Quanto ao Grupo H, a Noruega (16 pontos) ascendeu ao segundo posto, ao bater a Croácia (15), que ultrapassou, por 2-0, com tentos de Jo Inge Berget (51 minutos) e Vedran Corluka (69, na própria baliza).

Na liderança, agora isolada, segue a Itália (18 pontos), que somou mais um triunfo por 1-0, a sua 'especialidade', desta vez na receção à Bulgária, derrotada por um penálti madrugador (seis minutos) de Daniele De Rossi, que seria expulso aos 55, tal como o búlgaro Ilian Mitsanski.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.