sicnot

Perfil

Desporto

Islândia junta-se a França, Inglaterra e Republica Checa no Euro 2016

A Islândia garantiu este domingo, pela primeira vez na história, o apuramento para um campeonato da Europa em futebol, depois de no jogo da oitava jornada do Grupo A empatar (0-0) frente ao Cazaquistão.

STRINGER

Horas depois da República Checa selar a qualificação para um sexto europeu seguido (desde 1996), ao vencer por 2-1 na Letónia, a Islândia garantiu também o apuramento direto, 'via' Grupo A, para o Europeu de França.

Com o ponto conquistado, a surpreendente equipa nórdica soma 19 pontos e lidera o grupo, em igualdade pontual com a República Checa. Com dois jogos por disputar, no agrupamento fica apenas por decidir a vaga do 'play-off', com a Turquia, que hoje venceu a Holanda por 3-0, agora com dois pontos de vantagem sobre a dececionante seleção 'laranja'.

No Grupo B, o Pais de Gales, que se qualificaria caso triunfasse, não foi além de um empate a zero na receção a Israel, resultado que, mesmo com a vitória da Bélgica no Chipre, por 1-0, deixa os galeses na liderança, agora com um ponto de vantagem sobre os belgas (18 contra 17).

Os belgas também suaram para vencer, o que conseguiram graças a um golo de Eden Hazard, já aos 86 minutos.

Com o ponto somado, Israel manteve o terceiro posto, com 13 pontos, agora mais dois do que a Bósnia-Herzegoviana (11), que bateu em casa Andorra por 3-0, com três tentos na primeira parte, e ultrapassou os cipriotas (nove).

Quanto ao Grupo H, a Noruega (16 pontos) ascendeu ao segundo posto, ao bater a Croácia (15), que ultrapassou, por 2-0, com tentos de Jo Inge Berget (51 minutos) e Vedran Corluka (69, na própria baliza).

Na liderança, agora isolada, segue a Itália (18 pontos), que somou mais um triunfo por 1-0, a sua 'especialidade', desta vez na receção à Bulgária, derrotada por um penálti madrugador (seis minutos) de Daniele De Rossi, que seria expulso aos 55, tal como o búlgaro Ilian Mitsanski.

Lusa

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.