sicnot

Perfil

Desporto

Islândia junta-se a França, Inglaterra e Republica Checa no Euro 2016

A Islândia garantiu este domingo, pela primeira vez na história, o apuramento para um campeonato da Europa em futebol, depois de no jogo da oitava jornada do Grupo A empatar (0-0) frente ao Cazaquistão.

STRINGER

Horas depois da República Checa selar a qualificação para um sexto europeu seguido (desde 1996), ao vencer por 2-1 na Letónia, a Islândia garantiu também o apuramento direto, 'via' Grupo A, para o Europeu de França.

Com o ponto conquistado, a surpreendente equipa nórdica soma 19 pontos e lidera o grupo, em igualdade pontual com a República Checa. Com dois jogos por disputar, no agrupamento fica apenas por decidir a vaga do 'play-off', com a Turquia, que hoje venceu a Holanda por 3-0, agora com dois pontos de vantagem sobre a dececionante seleção 'laranja'.

No Grupo B, o Pais de Gales, que se qualificaria caso triunfasse, não foi além de um empate a zero na receção a Israel, resultado que, mesmo com a vitória da Bélgica no Chipre, por 1-0, deixa os galeses na liderança, agora com um ponto de vantagem sobre os belgas (18 contra 17).

Os belgas também suaram para vencer, o que conseguiram graças a um golo de Eden Hazard, já aos 86 minutos.

Com o ponto somado, Israel manteve o terceiro posto, com 13 pontos, agora mais dois do que a Bósnia-Herzegoviana (11), que bateu em casa Andorra por 3-0, com três tentos na primeira parte, e ultrapassou os cipriotas (nove).

Quanto ao Grupo H, a Noruega (16 pontos) ascendeu ao segundo posto, ao bater a Croácia (15), que ultrapassou, por 2-0, com tentos de Jo Inge Berget (51 minutos) e Vedran Corluka (69, na própria baliza).

Na liderança, agora isolada, segue a Itália (18 pontos), que somou mais um triunfo por 1-0, a sua 'especialidade', desta vez na receção à Bulgária, derrotada por um penálti madrugador (seis minutos) de Daniele De Rossi, que seria expulso aos 55, tal como o búlgaro Ilian Mitsanski.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.