sicnot

Perfil

Desporto

Islândia junta-se a França, Inglaterra e Republica Checa no Euro 2016

A Islândia garantiu este domingo, pela primeira vez na história, o apuramento para um campeonato da Europa em futebol, depois de no jogo da oitava jornada do Grupo A empatar (0-0) frente ao Cazaquistão.

STRINGER

Horas depois da República Checa selar a qualificação para um sexto europeu seguido (desde 1996), ao vencer por 2-1 na Letónia, a Islândia garantiu também o apuramento direto, 'via' Grupo A, para o Europeu de França.

Com o ponto conquistado, a surpreendente equipa nórdica soma 19 pontos e lidera o grupo, em igualdade pontual com a República Checa. Com dois jogos por disputar, no agrupamento fica apenas por decidir a vaga do 'play-off', com a Turquia, que hoje venceu a Holanda por 3-0, agora com dois pontos de vantagem sobre a dececionante seleção 'laranja'.

No Grupo B, o Pais de Gales, que se qualificaria caso triunfasse, não foi além de um empate a zero na receção a Israel, resultado que, mesmo com a vitória da Bélgica no Chipre, por 1-0, deixa os galeses na liderança, agora com um ponto de vantagem sobre os belgas (18 contra 17).

Os belgas também suaram para vencer, o que conseguiram graças a um golo de Eden Hazard, já aos 86 minutos.

Com o ponto somado, Israel manteve o terceiro posto, com 13 pontos, agora mais dois do que a Bósnia-Herzegoviana (11), que bateu em casa Andorra por 3-0, com três tentos na primeira parte, e ultrapassou os cipriotas (nove).

Quanto ao Grupo H, a Noruega (16 pontos) ascendeu ao segundo posto, ao bater a Croácia (15), que ultrapassou, por 2-0, com tentos de Jo Inge Berget (51 minutos) e Vedran Corluka (69, na própria baliza).

Na liderança, agora isolada, segue a Itália (18 pontos), que somou mais um triunfo por 1-0, a sua 'especialidade', desta vez na receção à Bulgária, derrotada por um penálti madrugador (seis minutos) de Daniele De Rossi, que seria expulso aos 55, tal como o búlgaro Ilian Mitsanski.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.